Desde que o Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec passou a coordenar o Programa Sinapse da Inovação, no Norte de Santa Catarina, há cinco anos, 74 projetos de empreendedorismo da região foram aprovados pela iniciativa. A parceria busca ajuda a colocar no mercado novas empresas catarinenses, oferecendo subvenções para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.
As propostas classificadas foram submetidas ao Sinapse da Inovação nas edições realizadas em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. A seleção não ocorreu nos anos de 2013 e 2014. O maior programa de estímulo ao empreendedorismo catarinense é promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina -, com realização da Fundação CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.
Hoje, o JaraguaTec abriga 14 empresas incubadas nas áreas de tecnologia e inovação. Outros três empreendimentos, classificados no último Sinapse da Inovação, estão em processo de elaboração do plano de negócios. O programa teve quatro projetos de inovação aprovados em Jaraguá do Sul na edição de 2015.
O gestor do JaraguaTec, Victor Alberto Danich, comenta que o objetivo de uma incubadora de empresas é potencializar a criatividade das universidades e centros de pesquisa, estimulando a criação de empreendimentos inovadores, e, consequentemente, impulsionando o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda.
“Por ter empresas de ponta, Jaraguá do Sul possui a capacidade de se transformar num polo de inovação, principalmente por causa das iniciativas que estão sendo implementadas por várias instituições que atuam na área de tecnologia”, comenta Danich.
Entre as entidades que trabalham para que o município se destaque na inovação tecnológica, ele cita, além do JaraguaTec, o Núcleo de Inovação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Centro de Inovação da Prefeitura, o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Capacitação gratuita e ingresso no mercado de trabalho
Entre os benefícios oferecidos pelas incubadoras tecnológicas, o gestor do JaraguaTec, Victor Alberto Danich, destaca as capacitações gratuitas às empresas incubadas, o acesso facilitado a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições ligadas à tecnologia, e o menor custo de utilização do espaço – já que o setor administrativo atende todos empreendimentos, de forma compartilhada.
Outra vantagem são os serviços especializados de auxílio aos empreendedores em suas atividades – como gestão empresarial, comercialização de produtos, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, entre outros.
As incubadoras também costumam abrir portas para que acadêmicos das áreas de engenharia e tecnologia possam ingressar no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de aliar a teoria aprendida em sala de aula com a atividade prática.
É o caso do estudante do 8º semestre Curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina, Denilson Paraboni Welter, 23 anos. Há cerca de um mês, Denilson começou um estágio como laboratorista na empresa LSK Metrologia, incubada no JaraguaTec. Entre as tarefas de Denilson estão a manutenção e a calibração dos instrumentos de medição utilizados por empresas de usinagem, auto-mecânicas e retíficas da região. “Desde que comecei o estágio, passei a assimilar melhor os conteúdos teóricos do curso”, destaca.
Opinião semelhante tem a também laboratorista da empresa, Dimeyma Bruehmueller, 24 anos. Bacharel em Engenharia Mecânica pela Católica SC, a jovem fez um estágio de cerca de dois meses no final do ano passado e foi efetivada na LSK no início deste mês. “No futuro, pretendo me especializar na área de gerenciamento da qualidade de instrumentos de medição. Por isso, a experiência que estou adquirindo é muito importante para a minha carreira”, avalia.
O Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas conta com a parceria da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (APEVI), Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fapesc e Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
O JaraguaTec fica nos fundos da Católica SC, localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.jaraguatec.org.br, pelos telefones (47) 3370-6103 ou (47) 3275-8267 ou pelo e-mail vadanich@catolicasc.org.br.