Fernanda Karoline Tusset, 22 anos, começou a semana com um novo visual. Ela disse adeus às longas madeixas por uma boa causa: ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer a confeccionar perucas que serão emprestadas às pacientes que fazem radioterapia e quimioterapia. Fernanda foi uma das mulheres que participaram da ação de corte de cabelo promovida pela Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira, durante o Trote Solidário. O evento ocorre até sexta-feira, 13, com doação de alimentos não perecíveis, material escolar, de sangue e cadastro de medula óssea.
“Usava os cabelos compridos desde criança. Mas quando soube dessa ação, achei que devia doar. Poucos lugares na região realizam iniciativas como essa”, comentou a acadêmica da 5ª fase do curso de Design da Instituição.
A fotocopista da Católica SC, Ana Cristina Fernandes, 25 anos, também aproveitou para cortar o cabelo. “Essa doação vai melhorar a autoestima de muitas mulheres que fazem tratamento contra o câncer e precisam de uma peruca”, avaliou.
A responsável pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Rede Feminina de Jaraguá do Sul, Silvana Janesch Alessi, explica que a perda do cabelo na luta contra o câncer afeta o psicológico da mulher, que é um fator importante no processo de cura. Por isso, muitas vezes o uso de uma peruca pode fazer a diferença.
“As perucas emolduram rostos e deixam as pacientes com a autoestima mais elevada. Dessa forma, elas se sentem mais confiantes para enfrentar o tratamento”, destaca Silvana.
As pacientes que não têm condições de comprar uma peruca podem ir ao banco mantido pela entidade e escolher a que combina melhor. A Rede Feminina também fornece cabelo para aquelas que desejam confeccionar sua própria peruca.
O corte de cabelo foi realizado voluntariamente pelos cabeleireiros Sebastião Stahelin, da Lumiére Salão de Beleza, e Renato Kondlaesch, da Rekon Cabeleireiros.
Para poder doar o cabelo para a Rede Feminina são necessárias mechas com no mínimo 15 centímetros de comprimento. Não tem problema ser pintado, mas não pode ter alisamento definitivo.
Unidade de Joinville promove o Trote Solidário na próxima semana
Em Joinville, as atividades acontecem de 16 a 20 de março, também com programação aberta à comunidade acadêmica e outros interessados. O corte de cabelo para doação à Rede Feminina de Combate ao Câncer ocorre na próxima segunda-feira, 16.
Os donativos arrecadados nas duas unidades serão entregues à Promoção Humana da Comunidade Santa Clara em Jaraguá do Sul e para a ADIPROS – Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville.
Outras informações podem ser obtidas pelo site 10.100.3.85, pela fan page da Instituição ou da seguinte forma: unidade de Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 3275-8200 ou e-mail pastoral@catolicasc.org.br; e unidade de Joinville através do (47) 3145-9700 ou e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.
Doação de sangue
Para realizar a doação de sangue em Jaraguá do Sul, no Hemocentro anexo ao Hospital São José, é preciso agendar a coleta com pelo menos 15 dias de antecedência pelo telefone 3055-0454 e depois avisar a pastoral que doou pelo e-mail pastoral@catolicasc.org.br. Dessa forma, as doações realizadas após a data do Trote Solidário serão contabilizadas normalmente pela Pastoral da Católica.
Onde doar
– Arrecadação de alimentos não perecíveis e material escolar
Jaraguá do Sul
– Recepção da Católica de Santa Catarina – das 7h30 às 12 horas e das 13 às 22 horas (Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau);
– Supermercado Cooper do bairro Água Verde (será disponibilizado um ponto de coleta durante as intervenções realizadas pela Pastoral da Católica SC).
Joinville
– Recepção da Católica SC – das 7h30 às 12 horas e das 13 às 22 horas (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro);
– Pastoral da Católica SC (sala 09, bloco E) – segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas.
– Doação de sangue e cadastro de medula óssea *
Jaraguá do Sul
– Hemocentro do Hospital São José – a coleta de sangue deve ser agendada pelo telefone 3055-0454
* Avisar a Pastoral que doou pelo e-mail: pastoral@catolicasc.org.br
Joinville
– Hemocentro Regional em Joinville – a coleta de sangue deve ser agendada pelo telefone (47) 3433-1378
* Avisar a Pastoral que doou pelo e-mail: pastoral.joi@catolicasc.org.br
– Doação de cabelo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Jaraguá do Sul
– Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul – dia 9 de março, das 12 às 19 horas (Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau) – sala 4, bloco C
Joinville
– Católica de Santa Catarina em Joinville – dia 16 de março, das 12 às 19 horas (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro)
Outras informações
Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul – (47) 3275-8200, site 10.100.3.85, fan page ou e-mail pastoral@catolicasc.org.br.
Católica de Santa Catarina em Joinville – (47) 3145-9700, site 10.100.3.85, fan page ou e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.
Quer ajudar?
Pode doar sangue
– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos
– Se tiver boas condições de saúde
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial
Não pode doar
– Se fez cirurgia recentemente.
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses.
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses.
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias.
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade.
– Se estiver grávida ou amamentando.
– Se usa determinados medicamentos/drogas.
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Pode fazer o cadastro de medula óssea
– Qualquer pessoa, independentemente da idade
Pode doar cabelo para a Rede Feminina
– Quem tem mechas de no mínimo 15 centímetros de comprimento (pode ser pintado, mas não pode ter alisamento definitivo).