O conjunto arquitetônico centenário da antiga fábrica Wetzel S.A, tombado como patrimônio cultural da cidade, localizado na área central de Joinville representa um dos marcos da história industrial de Joinville.
A partir de 2012 o espaço passou a abrigar o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, se tornando uma referência do avanço do ensino superior na maior cidade de Santa Catarina. Depois de reformas e adequações no espaço da antiga fundição de alumínio, o qual foi revitalizado com recursos próprios, concluídas no começo do ano passado, parte das estruturas que anos atrás eram ocupadas por máquinas e funcionários, deram lugar a amplas salas de aulas, laboratórios, biblioteca, cantina e outros ambientes internos e externos da Instituição, que hoje atendem aos cursos de graduação.
O projeto de intervenção, elaborado e gerido pela Católica de Santa Catarina, está apenas no começo. A intenção é revitalizar os prédios, requalificando os espaços e adequando-os a novos usos tanto para os alunos e funcionários da Instituição, quanto à comunidade joinvilense. O projeto tira partido do eixo principal de ligação entre as ruas Senador Felipe Schmidt e Visconde de Taunay, criando uma alameda de ligação entre as ruas; o trecho também dará acesso aos espaços de uso comum como teatro, biblioteca, cantina, livraria, capela e museu da indústria. Nesse traçado também está previsto uma praça que fará a integração de elementos significativos do conjunto, chaminé, casa enxaimel e antiga fábrica de velas.
Especialista em restauração e conservação do Patrimônio Cultural, Simone Mattedi, também arquiteta responsável do Projeto de Restauro, explica que esse projeto visa estabelecer uma junção de modernidade e resgate histórico, mantendo o que se caracteriza como bem cultural. Como haverá prédios de uso público, o projeto seguirá as normas de acessibilidade e de segurança, com a construção de escadas novas, passarelas e instalação de elevador.
Para tornar esta meta realidade, oferecendo à comunidade o resgate de um bem que lhe pertence, e ao mesmo tempo dando abertura para o desenvolvimento educacional, aliado à qualidade de ensino, que ofertará novos cursos, a Católica SC estima investir R$ 15 milhões no restauro. Deste total, R$ 11 milhões foram aprovados pelo Ministério da Cultura e que podem ser captados pela Lei Rouanet por meio do incentivo fiscal de pessoas físicas e jurídicas via Imposto de Renda, informando na declaração o repasse dos percentuais estabelecidos pela legislação.
LEI ROUANET
Lei nº 8.313 de 1991, foi conhecida como Lei Rouanet, institui o Programa Nacional de Apoio a Cultura – PRONAC, que canaliza recursos para o desenvolvimento cultural, além de permitir a proteção do patrimônio histórico e artístico.
Para o Projeto de Restauro e Intervenção Wetzel serão utilizados os mecanismos de Incentivo Fiscal que está lei permite, concedendo aos apoiadores benefícios fiscais sobre o valor Incentivado.
QUEM PODE APOIAR COM INVENTIVO FISCAL
– Pessoas Físicas que fazem declaração completa, pagadoras de Imposto de Renda;
– Empresas tributadas com base no lucro real;
QUANTO PODE SER UTILIZADO PARA O INCENTIVO FISCAL
Pessoa física:
– 6% do valor do imposto devido
Pessoa Jurídica:
– 4% do valor do imposto devido
Mais informações pelo telefone (41) 3271-1506 com Paulo ou (41) 3271-1866 com Janayna. Os interessados podem também solicitar mais informações sobre o projeto e a forma de doação pelos e-mails paulo.zaias@grupomarista.org.br e janayna.souza@grupomarista.org.br.