A acadêmica da pós-graduação em Gestão Empresarial da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Nádia Schuster, teve um artigo científico publicado na Caminhos – Dossiê Gestão, revista online de divulgação científica publicada trimestralmente pela Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), de Rio do Sul. O texto tem coautoria do professor do Curso de Administração, Marco Antônio Murara, e foi orientado pelo coordenador da especialização, José Tavares de Borba.
O estudo objetivou comparar os processos de sucessão em empresas familiares e a profissionalização de pequenos negócios, seguindo uma comparação de casos com base em outros artigos científicos já publicados. Conforme o artigo, muitos dos problemas presentes nos empreendimentos familiares partem das mais profundas estruturas emocionais de seus membros.
De acordo com os autores, a transição nestas organizações é complexa e exige compreender não apenas as questões relativas a negócios, mas também os conflitos entre as múltiplas gerações, seus diferentes papéis dentro da organização e suas complexas relações dentro da família proprietária.
O processo sucessório dentro de uma organização familiar prevê duas situações possíveis: passar o bastão para um herdeiro ou um profissional externo. Ambas as situações possuem vantagens e desvantagens específicas e se os resultados não forem os esperados, a sucessão pode decretar a falência da empresa.
Nesta edição, a “Caminhos” apresentou dez artigos relacionados à área das Ciências Sociais Aplicadas e abordaram o ambiente organizacional. A revista pode ser acessada aqui.