O professor de Direito Internacional da Católica de Santa Catarina, o advogado Elton Diego Stolf, foi nomeado consultor para o Brasil pela Provincia Autônoma di Trento, no Norte da Itália. Ele será uma espécie de embaixador que vai representar o sistema paradiplomático provincial para os próximos cinco anos. A nomeação saiu no Diário Oficial da província no último dia 9.

A nomeação foi feita pelo Presidente da Província Ugo Rossi e a junta provincial. Comunidades trentinas do mundo todo indicaram candidatos para a função. A escolha foi baseada na análise dos currículos dos candidatos e o parecer do departamento de Emigração da Província, com o apoio da Associação “Trentini nel Mondo” e da Associação “Unione delle famiglie trentine all’Estero”. No Brasil, foram 15 pessoas indicadas.

Foram nomeados dez consultores, sendo duas vagas para o Brasil. As duas vagas foram divididas administrativamente como “Norte” – compreendendo os estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia – e “Sul” – que engloba Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Elton foi nomeado para a região Norte. Já a região Sul será representada pelo advogado catarinense Alceu Lenzi, de Blumenau. 

O professor conta que a origem trentina da família foi o que impulsionou seu interesse pelo tema. Membro da Comunidade Trentina no Brasil há 11 anos e presidente do Circolo Trentino di Curitiba, Elton destaca que a primeira ação como consultor será criar um canal de comunicação entre os novos consultores e a comunidade trentina do Brasil.

“Além de ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido junto ao Circolo Trentino di Curitiba, a função de consultor irá potencializar minhas atividades no âmbito do Direito Internacional, dando suporte aos interesses da província no Brasil”, destaca.