O professor Charles Zimmermann, que leciona a disciplina de Comércio Exterior no curso de Administração na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul tem programado para o final deste ano, o lançamento do seu quinto livro. A publicação, intitulada “Travessia” narra por meio de textos e fotografias sua viagem de volta ao mundo. Entre 2009 e 2012, o jaraguaense percorreu conduzido por sua bicicleta, mais de 32 mil quilômetros pelos cinco continentes. Ele visitou países como Tailândia, Vietnã, Egito, Síria, Turquia, Romênia, Panamá, Peru e Uruguai.
A ideia de usar a bicicleta, segundo o professor, permitiu interagir com os lugares e com as pessoas, mais profundamente. “Eu viajava na mesma velocidade que as pessoas. Dava tempo delas me dizerem olá ou me convidar para tomar um café, principalmente em trechos de agricultura”, afirma.
Durante a viagem, o autor planejava diariamente os seus gastos, regrando o orçamento que deveria ser suficiente para toda a viagem. Além disso, ele também pesquisava sobre a cultura dos países, para conhecer e aproveitar ao máximo sua breve estadia. “O meu lugar favorito é a Índia. E uma coisa que quero transmitir nesse livro é que eu sou o estranho naquele mundo. Porque esses tipos de livros, intitulados de viagem, parecem transmitir que os outros são os estranhos”, resume o professor que domina o idioma inglês e “portunhol”.
Livro premiado
Mesmo ainda sem ser publicado, o projeto do livro já recebeu o reconhecimento alcançando o 1º lugar no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, na área de Letras. A classificação foi anunciada no início do mês de setembro pela Fundação Catarinense de Cultura. Ele receberá R$ 30 mil.
Atualmente, o libro está em fase de conclusão. Nos próximos meses, o autor vai “lapidá-lo” para lançar até dezembro pela Design Editora.
Como contrapartida, Zimmermann pretende distribuir cerca de mil exemplares em escolas de diferentes cidades do Estado. Ainda serão definidas quais as instituições que receberão a visita do autor.
Outro projeto está programado para dezembro e janeiro de 2014. Neste, o professor visitará as Ilhas Andaman e Blangladesh, na Ásia para compor um novo livro de fotografias. O lançamento está previsto para o próximo ano.