O professor da Católica de Santa Catarina, Karlan Muniz, é um dos pesquisadores envolvidos num projeto que tem o objetivo de investigar o que o brasileiro pensa sobre o País e sobre si mesmo. A pesquisa é realizada em parceria com o analista de sistemas e empreendedor Gustavo Muniz do Carmo, de São Paulo, e o profissional de educação física Marcelo Leal, do Rio de Janeiro.
Incomodados com posts das mais diversas naturezas sobre o país – entre eles, alguns carregados com raiva, outros defendendo os rumos atuais –, os três decidiram realizar uma pesquisa sobre como o brasileiro enxerga o país. Segundo o professor Karlan Muniz, o objetivo é verificar até que ponto esse sentimento pelo Brasil é pontual, qual a visão que as pessoas têm do povo brasileiro, as crenças mais fortes sobre o cenário atual e os motivos de orgulho em ser brasileiro.
Além de oferecer um retrato da opinião sobre o País, os resultados servirão para os três autores organizarem um movimento para reforçar o orgulho dos brasileiros, que contará com a parceria de designers, atletas e outros profissionais.
Por enquanto, o grupo prefere não revelar detalhes sobre esta etapa. “Como qualquer ideia ou produto, primeiro é necessário entender e testar conceitos”, comenta Karlan, que é mestre e doutor em marketing e também professor na PUC/PR.
Os resultados da pesquisa devem ser divulgados em março. A pesquisa sobre o Brasil e o brasileiro é aberta a todas as pessoas que desejam participar. O link na internet é https://pucpr.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_1BmPaKyTIMB1dSR