O professor João Arnoldo Gascho, que trabalhou na Católica de Santa Catarina por 28 anos, recebeu a Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini durante sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, no último dia 10. Na oportunidade foram homenageados 11 professores indicados pelos Vereadores. Todos têm mais de 10 anos na profissão e apresentaram relevantes trabalhos na área da educação.
A entrega da Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini ao professor Gascho foi um prêmio simbólico pelos relevantes trabalhos na área da educação. Com mais de 51 anos de atuação na área, seu nome foi uma escolha da mesa diretora da Câmara de Vereadores.
A entrega da medalha é efetuada a cada dois anos em Sessão Solene, realizada na semana alusiva ao Dia do Professor, no Plenário da Câmara Municipal. A outorga da Medalha é feita por indicação da Mesa Diretora, a um professor que tenha mais de 15 anos de serviços prestados na educação. A Medalha “Brasília Gastaldi Beltramini” só pode ser concedida uma única vez ao mesmo professor.
João Arnoldo Gascho nasceu em 12 de fevereiro de 1947, no bairro Santa Luzia. Filho de Germano Gascho e Maria Schmitt Gascho, é viúvo e pai de duas filhas. Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Ciências Sociais, Administração e Recursos Humanos.
Formou-se mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Concluiu créditos no curso de doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.
No magistério, foi professor no Seminário Diocesano de Joinville entre 1966 e 1967. Professor na Escola Técnica de Comércio em Curitiba, no ano de 1972. Entre 1985 à 1986 lecionou para a turma de Administração de Recursos Humanos na UNIVILLE.
No Centro Universitário Católica de Santa Catarina, além de lecionar em diversos cursos, atuou como Coordenador de Assessoramento Pedagógico, coordenador do Projeto de Extensão, coordenador de Pós-graduação e professor do Projeto Comunitário. Ele se aposentou em março deste ano.
Trabalhou em grandes empresas como Weg, Oxford e Seara, atuando na área de recursos humanos. Ministrava cursos e palestras, e era responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal. Durante quatro anos, foi membro do Conselho Municipal de Educação, sendo dois como presidente.
É autor do livro: “Do mito ao genoma – A ética na contramão da história”, e recebedor do Prêmio RH, concedido pela Associação Jaraguaense de Recursos Humanos.