Aos poucos, o homem toma consciência do seu impacto sobre o mundo e a escassez dos recursos naturais e percebe que é preciso mudar seu estilo de vida. Em busca de soluções para preservar o meio ambiente, a arquitetura sustentável vem ganhando espaço no País, evitando desperdícios e melhorando a qualidade de vida.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina, Leticia Kaniak Kunow, afirma que percebeu um aumento na procura por novas tecnologias sustentáveis nos últimos cinco anos, como os sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame.   

No Wood Frame, a madeira é o principal componente, tanto estrutural como de fechamento. Letícia explica que o sistema gera menos desperdício em obra, pois todos os painéis e peças vem calculados e recortados, além de todas as madeiras utilizadas serem certificadas e de reflorestamento.

No Steel Frame – semelhante ao Wood Frame -, a estrutura é feita de perfis de aço galvanizado e no fechamento pode-se usar diferentes materiais, como chapas de madeira, compensado, gesso acartonado ou placas cimentícias. “Outra vantagem desses sistemas é que o tempo de obra se reduz para menos da metade em relação ao método tradicional de alvenaria”, destaca a professora.

Telhado verde

Outro elemento que vem ganhando espaço nas construções é o telhado verde, técnica usada na arquitetura que prevê o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. “Além de embelezar a paisagem e purificar o ar, auxilia as coberturas planas na questão do isolamento térmico”, comenta. 

Quer saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC? Clique aqui