A professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina em Joinville, Leticia Kunow, foi uma das profissionais selecionadas para participar do projeto “Diver.cidade – um olhar de amor para Curitiba”, que busca a revitalização da cidade, focada principalmente na questão da mobilidade urbana voltada ao pedestre. No total, a iniciativa selecionou 23 escritórios de arquitetura.

A proposta – apresentada por Leticia e o design alemão Henning Kunow e criada em parceria com os acadêmicos do 5º período, Lucas Nora e Felipe Naas – busca um novo desenho de calçada e de praça verde para o trajeto na rua Augusto Stelfeld, no trecho entre as ruas Visconde do Rio Branco e a Prudente de Morais, na região central.

Intitulada “Caboclo”, a proposta foi inspirada na cultura e no grafismo indígena Guarani. A proposta prevê que a antiga calçada de paralelepípedo da área escolhida ganhe patchworks com desenhos de índios, mesclando pedra portuguesa.

A arquiteta curitibana conta que a inspiração para o tema veio depois de ver uma família indígena que morava na praça da localidade tecendo e vendendo cestos. “A proposta é uma homenagem às nossas raízes. É uma forma de valorizar a cultura indígena e as histórias contadas através dos seus desenhos”, comenta.

O projeto também traz ideias para a valorização e utilização do Rio Ivo, uma paisagem marcante na cidade e que, segundo Leticia, está sendo degradada pelo tráfico de drogas. Para esta etapa, está prevista a criação de “Pocket Bridges” – pequenas pontes modulares com decks de madeira plástica reciclada. Inspiradas em países europeus como Holanda e França, as “Pocket Bridges” servem como ponto de encontro e reduzem problemas de vandalismo, além de serem sustentáveis.

O “Diver.cidade” foi idealizado pela arquiteta e curadora Consuelo Cornelsen e a Prefeitura de Curitiba. No momento, estão sendo buscadas parcerias para viabilizar as propostas apresentadas pelos escritórios de arquitetura selecionados.