Participantes dos cursos de tecnologia oferecidos pelo programa Geração TEC receberam o certificado, durante a noite de ontem (17) em uma cerimônia na Católica de Santa Catarina – unidade América em Joinville. O programa é desenvolvido pela SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) com apoio da Católica de Santa Catarina. Em Joinville, Seis capacitações foram realizadas no segundo semestre em Joinville. Na cidade, 45 formandos receberam diploma de conclusão de cursos de programação C , PHP e Delphi, e outros 65 jovens, que concluirão ainda em dezembro as aulas de programação .Net, Java e Progress, foram entregues certificados de participação.
“Mais que profissionais prontos para o mercado, estes jovens são, agora, agentes do desenvolvimento de Santa Catarina e da nova economia catarinense”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, presente na cerimonia. Também estiveram presentes no evento, representantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Fundação Softville, além do representante do Legislativo Municipal, Vereador Patrício Destro e o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Professor Maurício Henning.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, um mapeamento apontou a carência de mais de 2,4 mil profissionais na área neste ano. Entre as cidades onde há mais vagas disponíveis no setor de TI, está Joinville. De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Softville, na cidade há mais de 740 empresas de software. Os cursos certificados em Joinville foram escolhidos, tendo como base, as vagas apontadas por essas empresas.
Gratuitamente, o programa é destinado a jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática e que não estejam trabalhando com atividades relacionadas à tecnologia da comunicação e informação (TIC). O Geração TEC busca descobrir talentos para o mundo da tecnologia, fomentar o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação, reduzir a demanda de profissionais qualificados e estimular a inovação tecnológica no território catarinense.
Em dois anos, o Programa já qualificou mais de 3.200 profissionais em todo o Estado, e a meta é alcançar em 2014 o número de 5 mil pessoas beneficiadas pela iniciativa.