Duas alunas da 6ª fase do curso de Design da Católica de Santa Catarina são as responsáveis pelo desenvolvimento da identidade visual do Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – CCBV. Adriana Lessmann Bassani e Claudia Gisele Dalprá elaboraram a logomarca da Instituição durante o projeto de pesquisa acadêmica, realizado desde o começo do ano. As acadêmicas apresentarão o projeto no XIII Congresso de Iniciação Científica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, que acontece entre os dias 22 e 23 de outubro, na própria Instituição.
O trabalho de criação da identidade visual para o CCBV iniciou, primeiramente por uma pesquisa teórica, para que as acadêmicas tivessem embasamento bibliográfico e conhecimento aprofundado sobre o tema. Adriana e Claudia comentam que também visitaram o Centro e conversaram com os membros da Corporação. “Eles nos apresentaram a corporação, os serviços que realizam e os equipamentos de segurança utilizados pelos bombeiros. Também explicaram sobre o método de ensino utilizado pelo Centro de Capacitação de Bombeiros, no qual é reconhecido e utilizado internacionalmente”, afirma Adriana.
Tendo como base o conhecimento adquirido em livros especializados em Design gráfico e as informações coletadas durante a visita à Corporação, as alunas colocaram literalmente a criatividade em prática e desenvolveram o projeto de identidade visual.
Adriana explica que durante a criação da logomarca, as acadêmicas priorizaram a utilização de alguns elementos visuais que representassem a missão e valores do CCBV. “No desenvolvimento da pesquisa foram analisados elementos gráficos que representassem o Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários, o salvamento e o combate a incêndios. Utilizamos recursos da mitologia grega que representam o fogo, aliando a imagem do capacete, que demonstra proteção e segurança, e completamos com o livro indicando o ensino e aprendizagem”, destaca a jovem, acrescentando que a intenção era desenvolver uma identidade com linguagem mais abstrata, com uma imagem limpa e moderna.
O resultado final foi apresentado ao coordenador do Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Jackson Bassani e a aprovação foi imediata e unânime. “Quanto ao desenvolvimento da logomarca, não ficamos com dúvidas referentes aos elementos de criação e a linguagem utilizada, que, aliás, tem tudo a ver com o nosso trabalho de formação inicial e treinamento continuado de Bombeiros Voluntários”, resume.
De acordo com Jackson a aplicação da identidade nos materiais da corporação deverá ser iniciada nos próximos meses, depois da inauguração da sede de treinamentos dos Bombeiros, prevista para o mês de dezembro deste ano.