Foram prorrogadas as inscrições para o “Desafio em Robótica”, promovido pelo Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina. Alunos do segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da região agora podem se inscrever até 5 de novembro pelo site 10.100.3.85.

A competição entre robôs, criados pelos próprios participantes, ocorrerá no dia 28 de novembro, nas unidades de Jaraguá do Sul (Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau) e Joinville (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro). Para aprender a montar os robôs, serão oferecidos três treinamentos gratuitos, aos sábados, nos dias 7 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h; 21 de novembro, das 8h às 12h; e 28 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As equipes deverão ser formadas por, no máximo, três integrantes.

No “Desafio em Robótica”, os robôs de sumô criados pelas equipes participantes se enfrentam num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas) montado para a competição. Durante a luta, um robô empurra o outro para tentar tirá-lo da arena. Ganha aquele que conseguir ficar dentro do espaço. Os robôs de sumô são autônomos, equipados com sonares que detectam o oponente dentro da arena.

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, explica que serão realizados três combates entre cada robô. Aquele que ganhar duas vezes vai para as eliminatórias. Os vencedores serão premiados com medalhas até a terceira colocação.

O objetivo do “Desafio em Robótica” é despertar o interesse dos jovens para a área de robótica. Henning lembra que a ideia de criar uma competição surgiu dos próprios alunos do Curso de Robótica oferecido gratuitamente pela Católica SC em 2013 e 2014. “Dessa forma, motivamos o desenvolvimento dos estudantes através de desafios”, acrescenta o coordenador do Curso de Sistemas de Informação.

Treinamentos incluem aulas de programação e robótica

Durante o treinamento, os participantes terão aulas de programação e robótica. Para orientar os estudantes, os acadêmicos da graduação criaram um framework – linguagem de programação que possibilita a realização dos movimentos do robô.

Além dos alunos utilizarem conhecimentos das disciplinas como matemática, física, mecânica e raciocínio lógico, eles também deverão exercitar a criatividade. “Os participantes precisarão seguir determinados critérios na hora de montar o robô. E, para isso, precisarão ser bastante criativos”, comenta Henning.

Outras informações podem ser obtidas com Maurício Henning, pelo telefone (47) 3275-8229 ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.

 

Clique aqui para se inscrever no Desafio em Robótica em Jaraguá do Sul

Clique aqui para se inscrever no Desafio em Robótica em Joinville

Robô de sumô criado por acadêmicos da Católica SC

Robô de sumô criado por acadêmicos da Católica SC