O que é e quem pode concorrer o Prêmio Nobel?
Esta pergunta, apesar de ter uma resposta aparentemente fácil, exige uma combinação de esforço, talento e dedicação pessoal para alcançar este reconhecimento concedido pela Fundação Alfred Nobel.
Criada em 1900, na Suécia, a Fundação concede essa honraria anualmente desde 1901.
A história dessa fundação é um tanto quanto curiosa. Alfred Nobel foi um cientista com contribuições na área da Química e se consolidou no cenário internacional pela invenção da dinamite. Apesar dos bons usos que se pode fazer desta invenção, Alfred alcançou um reconhecimento negativo e as repercussões que se tinham sobre ele eram do tipo “mercador da morte”.
Insatisfeito com esses julgamentos e querendo reverter esse contexto, ele decidiu destinar mais de 90% da sua fortuna (angariada pela referida descoberta) para o reconhecimento de descobertas que contribuíssem para melhores condições de vida para a humanidade. Os campos que concorrem anualmente a esta honraria são: Química; Física; Fisiologia ou Medicina; Literatura; e Paz. O valor destinado a premiação variou um pouco conforme o passar do tempo, mas gira em torno de 900 mil dólares, que é dividido se dois cientistas ganharem na mesma categoria.
Posteriormente, o Banco da Suécia, comemorando o seu tricentenário, aportou a mesma quantia do prêmio para inserir mais um campo de reconhecimento nesta condecoração, a Economia.
*Quer saber mais sobre o Projeto Encontro com Nobel que acontecerá na PUCPR, em setembro? Acompanhe nossas redes sociais ou pelo link
https://www.sympla.com.br/evento-online/encontro-com-nobel/2078927