A extensão se estrutura em um processo interdisciplinar, educativo, cultural, cientifico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, mas também os setores sociais com os quais ela interage. O objetivo geral da extensão é fortalecer os processos de formação profissional aproximando a comunidade acadêmica das realidades sociais e ocupacionais e, ao mesmo tempo, promover melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Como exemplo de programas e projetos Sociais de Extensão da IES, podemos citar:
Projeto Comunitário:
O Projeto Comunitário foi implantado na Católica SC em 2010, e é regulamentado pela Resolução 14/2010 do Conselho Universitário (CONSUNI) – sendo um componente obrigatório do currículo acadêmico dos cursos presenciais a partir da terceira fase da sua vida universitária.
Assim, todos os acadêmicos dos cursos presencias que ingressaram na Católica SC a partir de 2010 até 2022 possuem o componente curricular obrigatório: o Projeto Comunitário.
Durante o período de formação, os alunos de todos os cursos de graduação presencial devem se envolver com trabalhos sócio comunitários durante 30 horas. Isso porque nós acreditamos que cidadania, solidariedade e responsabilidade social devem ser inerentes a todo o processo de ensino.
A partir da matriz curricular 2023, ocorrerá a curricularização da extensão, por intermédio de Projetos de Aprendizagem Colaborativa Extensionista – PAC Extensionista, vinculado ao curso como componente curricular obrigatório, integrante da matriz curricular, compondo 10% do total da carga horária do curso, conforme Resolução do CNE/CES, nº 7 de 18/12/18.
O Projeto Extensionista prevê a integração dos estudantes com a comunidade, a reflexão sobre as aprendizagens no curso e, por consequência na área de formação, instigando o seu olhar para que observe e seja capaz de identificar, refletir e propor contribuições para o desenvolvimento dos cenários encontrados na sociedade por meio das ações que visem pesquisa e a extensão.
Enquanto nossos acadêmicos contribuem com a comunidade, eles desenvolvem sua formação humana e despertam para o compromisso de fazer uma sociedade melhor. Afinal, nosso objetivo vai além de formar profissionais capacitados: queremos que os acadêmicos da Católica SC recebam um diploma de “gente boa”.
Eu posso participar?
Os acadêmicos dos cursos presenciais ingressantes nas matrizes até 2022* (caso a matriz curricular não tenha a disciplina de Projeto de Aprendizagem Colaborativa Extensionista) que já cumpriram acima de 25% carga horária curricular estão APTOS a se inscrever e participarem do Projeto Comunitário.
O que é preciso para se inscrever?
Em primeiro lugar é preciso participar da etapa comum de preparação (com duração de 4 horas). A cada início de semestre, os acadêmicos aptos recebem um e-mail do projeto comunitário convocando-o para a inscrição da etapa preparatória em seu Portal do Aluno. As horas da etapa de preparação já são computadas como horas de Projeto Comunitário, faltando apenas cumprir 26 horas.
Após a etapa de preparação, o que devo fazer?
Você deverá cumprir as 26 horas de ações sociais junto as entidades parceiras da Católica SC. Acesse o Portal do Aluno e verifique no Sistema de Inscrições de Projetos do Projeto Comunitário, quais ações sócio comunitárias estão com inscrições abertas. Veja qual se encaixa nos seus interesses e horários disponíveis e inscreva-se. No ato da inscrição, você recebe todas as informações detalhadas para cumprir a ação social. Fique atento: todas as ações sociais a serem validadas devem estar cadastradas ali.
E se surgir algum problema e eu tiver que cancelar?
Antes de tudo lembre-se de que, quando você se inscreve, o projeto conta com a sua participação. Caso alguma circunstância grave o impeça de comparecer no horário e data combinados, informe imediatamente o Projeto Comunitário cancelando sua inscrição, através do Portal do Aluno. Esse aviso deve ser feito com 24 horas de antecedência, para que possamos encontrar outro acadêmico disponível ou mesmo comunicar à instituição parceira que não será possível realizar a atividade.
As horas devem ser cumpridas num mesmo projeto?
Normalmente, as atividades ocorrem em dias determinados, durante algumas semanas. Por exemplo: em uma ação que se estenda por seis sábados, com 3 a 4 horas a cada dia, a preferência é que você atue em todos os encontros ou pelo menos em dois deles.
A frequência em um mesmo projeto contribui para o seu desempenho e também para o aproveitamento das pessoas beneficiadas.
A ação comunitária (tipo de atividade) tem a ver com meu curso na Católica SC?
Poucos projetos têm como pré-requisito ser aluno de determinado curso de graduação – mas essa exigência estará sempre prevista no projeto. Em todos os outros a participação é aberta a acadêmicos de qualquer curso presencial.
Se eu já faço ou fiz trabalho voluntário, posso validar as horas?
Para cumprir a carga horária, é necessário que a ação comunitária seja feita em projetos validados pelo Projeto Comunitário e homologados pela Pró-reitora Acadêmica.
Caso você tenha interesse em dedicar suas horas para um projeto do qual já participe, entre em contato com o Projeto Comunitário. Sua proposta será analisada e poderá ser transformada em projeto – porém, antes é preciso estabelecer um termo de parceria com a instituição responsável pela atividade e aprovar o projeto.
Atenção: as horas das ações sociais somente serão válidas após a etapa de preparação. O Projeto Comunitário não valida horas retroativas a etapa de preparação.
Posso cumprir essas horas em atividade cujo horário coincida com as minhas aulas?
Apenas às quatro horas da etapa de preparação são realizadas em horário de aula. As demais 26 horas deverão ser em momentos que não interfiram com as atividades acadêmicas.
Posso tirar fotos do local e das pessoas envolvidas na ação?
É preciso cautela ao tirar fotos e, sobretudo, divulgar imagens. Procure orientações no Projeto Comunitário antes de fazer qualquer registro – e de maneira alguma divulgue imagens de pessoas em suas redes sociais. O direito de imagem e de privacidade deve ser respeitado.
Como saber se já concluí as horas do projeto comunitário?
O Projeto Comunitário mantém um controle das horas que você realiza, através de documentação preenchida pela instituição parceira. Após a conclusão de cada projeto, você também receberá um protocolo para seu controle de horas realizadas.
Quando você concluir as 30 horas, o Projeto Comunitário lhe comunicará via e-mail para a autoavaliação, diretamente no Portal do Aluno. Após responder a sua avaliação, o Projeto Comunitário envia ao setor de Registro Acadêmico a informação de que você realizou o componente curricular Projeto Comunitário, e o registro é feito no seu histórico escolar
A quem eu procuro na instituição onde vou realizar a ação?
Toda instituição parceira possui um profissional responsável por receber e orientar os acadêmicos para as ações comunitárias. O nome desta pessoa e o contato telefônico consta no ato da sua inscrição ao projeto escolhido no Portal do Aluno.
Contatos
Joinville
(47) 3145-9760
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h
Jaraguá do Sul
(47) 3275-8305
projetocomunitario@catolicasc.org.br
Segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30 e das 17h30 às 21h
Novidades sobre Projeto Comunitário
Projetos em andamento
Após a Etapa de Preparação, os acadêmicos podem optar em realizar suas Ações Comunitárias em Projetos Contínuos ou Projetos Pontuais. Os Projetos Contínuos acontecem periodicamente (e podem ser semanais, quinzenais ou mensais). Já os Projetos Pontuais são ações desenvolvidas em datas específicas e que não se repetem ao longo do ano letivo.
Para inscrever-se nos projetos disponíveis, o acadêmico deve acessar o Portal do Aluno e clicar no ícone “Projeto Comunitário”. Lá ele terá acesso aos projetos disponíveis, suas datas e horários.
Seja um parceiro
O Projeto Comunitário é um componente curricular de 30 horas a ser cumprido pelos acadêmicos da Católica de Santa Catarina, matriculados em qualquer curso de graduação a partir de 2010. Consiste na participação do estudante em ações comunitárias, visando a sua formação humana. Ao lado de uma formação técnica, a Católica SC deseja que seus estudantes adquiram uma experiência de interação humana com a realidade, e assim possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Instituições parceiras
A Católica SC busca instituições parceiras nas quais os acadêmicos possam desenvolver ações comunitárias e projetos em favor da comunidade.
Termo de convênio
Antes de iniciar qualquer atividade, é preciso estabelecer um termo de convênio entre a Católica SC e a instituição parceira. Esta instituição deve estar legalmente constituída e possuir idoneidade moral perante a comunidade. O convênio também dá legalidade ao trabalho do acadêmico, que não terá qualquer vínculo empregatício com a instituição.
Passo a passo da parceria
Após assinatura do convênio, a parceria acontece da seguinte forma:
- Elaboração de projeto de ação comunitária, feito em conjunto pela instituição parceira e pela Católica SC. O projeto deve especificar o tipo de ação, seus objetivos, justificativa, público a ser atingido e a forma de operacionalização.
- Divulgação do projeto na Católica e inscrição dos interessados.
- Encaminhamento dos acadêmicos à Instituição.
- Recepção, orientação e acompanhamento das atividades por um profissional responsável, designado pela instituição parceira.
- Registro da frequência e avaliação dos acadêmicos, através de formulário fornecido pela Católica de Santa Catarina.
Atribuições da instituição parceira
De acordo com os passos estabelecidos no item anterior, são de responsabilidade da instituição parceira:
- Discutir e aprovar o projeto de ação juntamente ao setor de Projeto Comunitário.
- Receber, orientar e acompanhar o acadêmico, que se apresenta na instituição com documento assinado pelo responsável na Católica SC.
- Zelar para que o acadêmico desenvolva as ações programadas de acordo com as normas da instituição parceira, com comportamento e atitudes adequadas. Qualquer dificuldade deverá ser comunicada de imediato ao setor de Projeto Comunitário.
- Registrar em formulário próprio a frequência do acadêmico e, ao final do projeto, avaliar sua atuação.
- Avaliar os resultados da ação comunitária, destacando dificuldades e sugerindo pontos para melhoria.
Áreas de abrangência
O projeto comunitário poderá ter as seguintes áreas de atuação:
- O auto emprego e a geração de renda;
- O desenvolvimento urbano sustentável;
- O fomento sustentável da pequena propriedade rural;
- O combate ao atraso educacional;
- A defesa e a disseminação dos direitos humanos;
- O fortalecimento, integração e a autonomia dos municípios;
- A melhoria da qualidade de vida das comunidades;
- A promoção da cultura como fator de desenvolvimento humano;
- A inclusão de pessoas portadoras de deficiência;
- O apoio a ações que promovam a cultura e as práticas ecológicas.