Com o impacto causado pelo coronavírus, os últimos meses têm sido desafiadores para diferentes setores da sociedade. Houve demissão em massa em alguns segmentos, mas em outras áreas existe uma corrida contra o tempo para encontrar profissionais que vão atender às demandas que surgiram durante o distanciamento social.  

O Glassdoor, um site que divulga oportunidades de emprego e avaliações das empresas, divulgou uma pesquisa com as vagas mais publicadas no site, desde que a pandemia começou: os profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, farmacêuticos e profissionais de enfermagem são os mais procurados.  

Com diversas cidades seguindo a quarentena, também surgiu a alta demanda por entregadores e motoboys.  

O destaque também fica para os profissionais do comércio, como operador de loja, operador de caixa de loja, estoquista e repositor de mercadorias

Além disso, no segmento de logística também aumentou a procura por auxiliar, assistente supervisor e líder de logística.  

Já nas grandes empresas, o psicólogo organizacional tem sido prioridade entre as novas contratações. E nos trabalhos que podem ser realizados de maneira remota, estão atendimento ao cliente e telemarketing.    

Esses dados mostram as atividades que refletem o atual cenário, podendo ser também um fator de identificação e decisão para quem está pensando ou definindo qual carreira seguir. 

10 profissões que terão destaques no mercado pós-pandemia 

Refletir sobre o futuro profissional no contexto pós-pandemia é uma tarefa ainda mais difícil, principalmente para quem pretende entrar ou se recolocar no mercado de trabalho nos próximos meses.

Nesse momento, um importante passo para o sucesso é manter a atenção para as carreiras que devem se destacar no mundo do “novo normal”.

O portal InfoMoney, especializado em carreiras, fez um levantamento das 10 profissões que devem ser mais valorizadas no mercado quando a pandemia passar. São profissões nas áreas de finanças, saúde, de tecnologia e RH. Confira a lista a seguir:  

1 – Profissional de cibersegurança;
2 – Profissional customer experience;
3 – Especialista em nuvem;
4 – Diretor financeiro;
5 – Diretor comercial;
6 – Gerente de tesouraria;
7 – Planejador financeiro;
8 – Assessor de investimentos;
9 – Profissional de recursos humanos;
10 – Enfermeiros e técnicos de enfermagem.

An elderly patient at the hospital

Como já vimos anteriormente, o destaque durante a crise está para os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão na linha de frente durante o combate ao coronavírus. Daqui para frente, esses profissionais serão vistos de forma mais independente e serão mais valorizados.

Com um mundo em constante migração para o on-line, e que teve uma aceleração nesse período por causa da pandemia, o avanço da tecnologia não será diferente após o fim dela. 

Developing software on computer

Os profissionais da área da cibersegurança, como especialistas em nuvem, e profissionais com foco na experiência do cliente, o customer experience, responsável por planejar e criar uma experiência que consiga satisfazer clientes e fazer com que os mesmos mantenham uma ligação positiva com a marca, serão essenciais em virtude ao crescimento do consumo nos e-commerces, em plataformas virtuais e aplicativos. 

Company employees working in software development and designer office

No setor de finanças, também em destaque na lista da InfoMoney, estão diversas carreiras fundamentais para a administração saudável de qualquer negócio. Entre elas, o cargo de diretor financeiro e comercial, planejador financeiro, gerente de tesouraria e assessor de investimentos.

O momento atual evidenciou que muitas empresas ao redor do mundo não previam grandes riscos (como uma pandemia) nos seus planejamentos financeiros e, consequentemente, estão passando por um período extremamente difícil. Por isso, a partir de agora, empresas de diferentes portes vão buscar por esses profissionais para construir uma estrutura financeira robusta, com um fluxo de caixa projetado para os próximos anos.      

O home office, que já era aplicado pelas empresas mais modernas, com a crise ficou claro que o formato funciona para diferentes áreas e profissões.

Software engineers working on project and programming in company

Para administrar a mudança para o trabalho remoto, o profissional de recursos humanos ganhou mais evidência durante a crise. 

Ele figura um papel fundamental nesse momento de home office, sendo responsável por procurar a melhor condição de trabalho remoto e por auxiliar na manutenção da saúde mental dos colaboradores. 

Agora e para o futuro pós-pandemia, o profissional de RH vai trabalhar constantemente para captar, formar times e desenvolver os funcionários, em todos os níveis, para gerarem mais resultados, fazendo a empresa se reerguer e crescer após a crise. 

E ainda em um futuro muito próximo, o especialista em gestão e recursos humanos vai precisar acompanhar as mudanças tecnológicas e ajudar a redefinir o modelo de negócio da empresa, aprendendo a lidar com incertezas e a fazer buscas por profissionais mais flexíveis e ágeis, que vão ocupar as novas funções que estão por vir. 

O  modelo de trabalho home office na crise pós-pandemia

woman with laptop drawing in notebook at office

O home office já era uma alternativa que vinha sendo implementada pelas empresas mais modernas e a pandemia antecipou a utilização desse modelo. A partir de agora, isso mudará a forma como as pessoas vivem e trabalham.  

Veja também:
As profissões indicadas para quem deseja trabalhar em casa.

Ficou comprovado que muitas atividades e reuniões podem ser feitas de casa e que essa mudança reduz consideravelmente os custos, tanto para a empresa quanto para o funcionário.

O retorno das atividades na pós-pandemia terá mudanças, possibilitando o trabalho e também a formação acadêmica no modelo híbrido, combinando o formato presencial e remoto.

Acompanhe as nossas rede sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das tendências de mercado nesse período de quarentena.

Fontes: InfoMoney, Hypeness e Guia do Estudante.