Nos dias 25 e 26 aconteceu em Joinville o 3º Fórum de Projetos Integradores entre Estudantes da Engenharia. Nesta edição,  houve a participação de 28 equipes dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção com a apresentação de cases e desenvolvimento de protótipos. Como exemplo, as turmas de Engenharia Civil apresentaram estudos de casos sobre treliças utilizados em parques de diversões, em telhados, na construção de edifícios, na ponte Hercílio Luz, na zona rural, inclusive com o uso de materiais naturais como o bambu, destacando uma correlação entre tecnologias e sustentabilidade.

No curso de Engenharia Mecânica, houve a apresentação de protótipos de usinas eólicas construídas pelos próprios estudantes, enfatizando uma série de cálculos de eficiência energética do aparato.  Outras equipes da Engenharia Mecânica e de Produção  realizaram estudo sobre transferência de calor utilizando método matemático, computacional e experimental. A Engenharia Elétrica realizou estudo sobre malhas e circuitos elétricos.

“Em todas as equipes, foi possível verificar a evolução dos estudantes quanto ao desenvolvimento de competências voltadas a sua profissão e especialmente habilidades de comunicação oral e escrita, de administração do tempo, de resolução de problemas, de administração de conflitos, do senso crítico, além de aliar a teoria à prática. Foi uma grande satisfação aos docentes ver a evolução dos estudantes neste terceiro fórum, resultado do envolvimento e comprometimento de todos os docentes dos cursos de Engenharia”, comenta o professor Moisés Luiz Parucker, coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

O “Projeto Integrador” é uma atividade pedagógica de caráter interdisciplinar, realizado durante o semestre letivo e que tem como objetivo fazer a integração entre as áreas de conhecimento afins ou correlatas na criação de uma proposta de projeto que envolva várias disciplinas do curso ao longo do percurso formativo. É um estimulo para o ensino contextualizado, como forma estratégica de aproximação do graduando às reais demandas do mundo do trabalho. E para a instituição, é um diferencial competitivo na formação de seus estudantes. O Projeto Integrador visa problematizar temas de fundamental importância na área do curso.