Acabei a faculdade, e agora, Católica SC? 

A gente sabe que bate uma ansiedade real meses antes, durante e após a colação de grau. E essa sensação é mais comum do que você pensa. Ela surge toda vez que a gente termina um ciclo na nossa vida. 

Na psicologia, um ciclo é uma série de acontecimentos que ocorrem em uma ordem determinada. E a maioria deles tem começo, meio e fim. Todo ciclo gera ansiedade e receios, querendo descobrir logo o que vem pela frente.  

No caso do formando, é comum surgirem dúvidas como: será que eu tô pronto para o mercado de trabalho? Será que eu sou bom nisso? Será que eu dou conta? Será que faço outra graduação? É melhor fazer uma pós-graduação ou apostar em um mestrado? Essas são questões que rodeiam todos os formandos, acredite!     

Se você está vivendo essa mistura de sentimentos neste momento, vem ler o texto até o fim. Se você ainda não está nessa fase, vem também, para evitar pensamentos ansiosos, combinado?

Confira dicas para você que acabou de concluir a graduação

1. Formei e não sei o que fazer: e agora?  

Uma das primeiras perguntas que você deve fazer depois da graduação é: que tipo de profissional você quer ser?   

Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo
Mesmo se você tiver algumas incertezas, é importante listar os seus interesses no momento, saber onde você quer chegar e que tipo de atividade quer realizar dentro das oportunidades de atuação do seu curso.  

Também é essencial analisar se essas metas condizem com o seu propósito e valores de vida. Você pode se autoconhecer melhor a partir das seguintes perguntas: 

Em qual tipo de ambiente você prefere trabalhar? 
Reflita se você gosta de fazer parte de um ambiente mais competitivo, mais tranquilo, formal, casual, com hierarquia bem estruturada, com mais autonomia ou até mesmo trabalhar sozinho(a), fazendo home office.  

Se você tem vontade de vivenciar diferentes ambientes, também coloque isso entre os seus objetivos.  

O que você faria se não precisasse se preocupar com dinheiro?
É claro que todo mundo quer um ótimo salário, mas tirar a questão financeira pode te ajudar a identificar suas verdadeiras paixões dentro da profissão.

Se o seu interesse for por uma área que inicialmente não oferece um ótimo retorno financeiro, mas é aquilo que te deixa feliz e o seu coração quentinho, trace metas para adquirir mais conhecimento e desenvolver habilidades para conquistar um cargo melhor dentro desse segmento. 

O que faria você trabalhar animado(a) todos os dias? 
Toda profissão tem o objetivo de encontrar soluções para diferentes problemas. Claro que para algumas ocupações as soluções são mais simples. Já em outras, é preciso lidar com situações complexas diariamente.  

Tendo em mente que você sempre vai encarar um probleminha (ou problemão) pela frente, pense nos aspectos que te motivam dentro da profissão.   

Descreva situações, acontecimentos e características que costumam te alegrar no dia a dia e busque entender o que, de fato, te move a fazer algo. É o propósito do trabalho? É o desafio das tarefas? É o senso de importância da atividade? São as pessoas envolvidas? 

Qual é o tipo de impacto que você quer deixar no mundo? 
Já pensou no legado que você quer deixar ao passar em uma empresa ou no mundo, mesmo? A forma que você quer ser lembrado(a) pode direcionar o seu plano de carreira. 

Entenda o que é preciso fazer para chegar onde planejou
Com todas as perguntas acima respondidas, agora chegou a hora listar ações práticas para conseguir uma oportunidade na sua área de interesse.  

Muitas pessoas acabam deixando à sorte o que acontece em sua vida profissional, principalmente quando começam a se ocupar com as tarefas da rotina do trabalho. No entanto, se você tem um objetivo as chances de alcançá-lo são muito maiores se estiver revendo constantemente as suas metas. 

Confira alguns pontos essenciais para planejar e agir no começo de carreira: 
– você quer ser freelancer, efetivo ou empreendedor? 
– liste as empresas e organizações que você tem interesse em trabalhar;
– pesquise sobre como funcionam os processos seletivos dessas empresas;
– descubra como é a oportunidade, os desafios e a cultura da empresa; 
– peça um feedback de amigos e ex-professores para saber quais são os seus pontos fortes e fracos e como pode melhorar. 

2. Não sei se estou preparado(a) para o mercado de trabalho

Ahh, você está sim! Você vai sentir insegurança toda vez que tiver que fazer algo novo pela primeira vez. Mesmo com as experiências de estágios e de trabalho, você vai ter medo de não saber o que fazer em algumas atividades. 

Aqui, não tem segredo: só enfrentando a insegurança e encarando os desafios encontrados no trabalho que você vai conseguir evoluir, ganhar mais experiência e estar mais preparado(a) para alcançar os seus objetivos.  

Vamos algumas dicas bem simples (e muito importantes) para você encarar esse início de carreira de uma maneira mais leve:  

Lembre-se que você vai aprender coisas novas todos os dias da sua vida
Mantenha a vontade de se atualizar continuamente e pergunte sempre que surgir uma dúvida. Não tenha medo de pedir explicações e de questionar, ok? 

Não tenha medo de se arriscar
Quando estiver trabalhando, se ofereça para fazer um determinado projeto. Diga que você tem conhecimento teórico, mas não tem habilidade prática e que gostaria de desenvolvê-la. 

Se bater uma incerteza, procure a resposta antes de realizar uma ação. Dessa forma você vai evitar maiores problemas. 

Se você errou, admita suas falhas
Esteja aberto(a) para pedir ajuda, só assim você vai aprender a evitar erros futuros e também a aprimorar as suas habilidades.  

Preste atenção no presente
Ficar sofrendo por antecipação, imaginando situações de ameaças e fracasso, só vai fazer você perder o foco na atividade, além de deixar de aprender e acabar entregando um trabalho de qualidade mediana. 

Torne o aprendizado um hábito
As transformações tecnológicas e de comportamento fazem as coisas, em diferentes setores, mudarem muito rápido. Então, invista em novos cursos e treinamentos. Conhecimento nunca vai ser demais e ninguém pode tirá-lo de você!

3. Mas Católica SC, me formei e não sei se quero trabalhar com isso 

Calma, você não está sozinho nessa! Muita gente entra no ensino superior confiante com a escolha profissional feita e descobre ao longo do curso que gostaria de atuar em outras áreas. 

Isso é bem comum, afinal, nossos interesses vão mudando conforme vamos conhecendo o mundo lá fora. Descobrimos tantas coisas legais que podemos realizar e áreas que podemos atuar. É um novo universo de oportunidades!

Também é normal se sentir pressionado, muitas vezes por você mesmo, já que você investiu tempo e dinheiro por um longo tempo e agora se deu conta de que não tem o mesmo interesse que tinha quando começou o curso de graduação. 

Veja alguns pontos que podem te ajudar a escolher os seus próximos passos na vida profissional:

Relembre a sua trajetória
Liste os motivos que fizeram você escolher o curso no qual se formou e quais são os fatores que te fizeram mudar de ideia com relação à profissão.

Vale incluir as expectativas que foram frustradas, como ambiente de trabalho, propósito, salário ou qualquer outra situação ligada a sua profissão que te deixou chateado(a) ou te fez enxergar a profissão de uma forma diferente. 

Explore as possibilidades da sua profissão
Antes de tomar uma atitude de investir em uma nova área é importante estar certo(a) de que conheceu todas as possibilidades de atuação da sua profissão.

Algumas áreas oferecem diversas oportunidades e nem sempre é possível experimentar todas elas ao longo do curso de graduação. 

Para conhecer todas as áreas de atuação da sua formação, vale dar uma boa pesquisada na internet, conversar com seus ex-professores, falar com profissionais que você admira na área e, se você for estudante da Católica SC, tenha aquele bate-papo sincero com a nossa equipe do SOU (Serviço de Orientação Universitária) ou com a da Central de Carreiras, pois é bom se certificar que você não está deixando passar uma futura boa oportunidade. 

Ah, é bom lembrar aqui que quando todo estudante da Católica SC se forma, se torna egresso da instituição e ainda continua o vínculo conosco, principalmente pela Central de Carreiras. Então, não fique com receio de usufruir desse serviço, tá? Estamos aqui pra te ajudar da melhor forma possível. 😉 

Faça um plano de ação
Mesmo que esteja se sentindo perdido neste momento, é importante estar seguro para listar em quais áreas você não quer atuar de forma alguma. 

Invista um tempo para pensar na questão e transforme os seus possíveis interesses em um projeto, listando que você vai precisar pesquisar bem sobre as áreas de interesse, sobre o mercado de atuação, salário e tudo mais. 

4. Faço uma pós-graduação ou uma nova graduação? 

Se uma área diferente da sua formação despertou o seu interesse e você ainda não sabe exatamente o que fazer, comece pesquisando qual é a formação necessária para trilhar uma carreira no segmento.  

Em muitos casos, apostar em uma pós-graduação já é o suficiente para iniciar uma nova profissão. Aliás, muitas instituições de ensino superior, como a Católica SC, contam com programas de estágios voltados para os estudantes de pós-graduação.   

Já para outras profissões, como nas áreas de Direito, Engenharia e Saúde, ter um diploma de nível superior específico é pré-requisito básico para construir uma nova carreira.  

Caso você tenha que iniciar uma segunda graduação, pesquise sobre a equivalência de grades. Você poderá se formar em menos tempo caso consiga eliminar algumas disciplinas.

5. Mas o meu medo é outro, Católica SC: o de não conseguir um emprego na minha área

Quando estudamos, além de tempo e dinheiro, também investimos em expectativas. Queremos a melhor vaga, na melhor empresa, com o melhor salário… 

Pensar assim não é errado. Mas seja qual for a sua escolha de carreira, conseguir entrar na área requer flexibilidade para começar de baixo e aprender do início.  

Muitos estudantes acabam adiando o estágio, porque já estão trabalhando e não querem  “dar um passo atrás” com uma proposta em que o salário é menor que o trabalho atual ou realizar um estágio sem remuneração.  

Também existem os casos dos estudantes que acabam postergando os estágios, ao longo da graduação, finalizando o curso sem a experiência necessária para encarar o mercado de trabalho. 

Se você encerrou o curso sem a vivência de um estágio, precisa estar ciente que a entrada na área vai exigir esse retorno à base, tá? 

Na prática, isso significa ir atrás de um estágio ou se oferecer para ajudar em um projeto de um amigo, fazer freelas, criar um projeto que apresente o seu repertório…  

Se você está vivendo esse momento e é estudante da Católica SC, não tenha receio de entrar em contato com a equipe da Central de Carreiras, eles vão levantar as oportunidades disponíveis e te orientar da melhor forma para os processos seletivos. 

O que também pode acontecer é alguns profissionais que fizeram cursos mais abrangentes, como Administração, se encontrarem trabalhando em áreas totalmente diferentes da graduação e, mais tarde, se queixar disso. 

Nesse caso, ainda assim existem lados bem positivos. Por exemplo, quem tem experiência prática em uma área profissional e acadêmica em outra, costuma ter um repertório maior e consegue dominar uma gama mais variada de atividades, encontrando melhores soluções para as atividades diárias. 

Se você ama a sua formação, faça o esforço para entrar na área. 

Minha frustração é: não fui efetivado(a) no meu estágio
Essa é outra situação que ocorre com boa parte dos estudantes. Mas você precisa aceitar desde já que não ser efetivado no estágio não é algo ruim, ok?   

A maioria dos estagiários entram no trabalho já sonhando com a efetivação durante ou no vencimento do seu contrato. Porém, essa proposta nem sempre acontece, fazendo com que muitos estudantes fiquem chateados e se perguntem se cometeram algum erro grave durante o período de trabalho.

Geralmente, o fato de não receber a proposta de efetivação não está ligado ao seu desempenho profissional. Muitas empresas trabalham com vagas exatamente para o perfil de estágio e não planejam a efetivação de quem ocupa essa vaga.   

Então, bora superar isso e ver o lado positivo! Olha só quantas coisas você conquistou com o seu estágio: 

Você ampliou o networking
Ao longo do estágio você aprendeu muita coisa sobre a sua profissão com pessoas mais experientes. Além de serem colegas de profissão, agora, cada pessoa com que você conviveu tornou-se um contato importante. 

Mantenha-se conectado com os seus antigos colegas de trabalho por meio das redes sociais e grupos do WhatsApp. 

No LinkedIn, por exemplo, você pode solicitar recomendações no seu perfil. Talvez este relacionamento profissional não dê resultados imediatos, mas ele poderá fazer toda a diferença a longo prazo.

Você aprendeu muito e tem experiência para contar
Foi um tempo de muito aprendizado que agregou ao seu currículo. Por isso, nas próximas entrevistas de emprego, dê destaque às suas experiências e aos projetos que você mais se orgulhou nesse estágio. 

E se você for questionado(a) sobre erros, não se acanhe: conte o que você fez e como reverteu a situação depois de ter percebido que tinha cometido um equívoco. 

Estágios são momentos para aprender e admitir seus erros é um dos critérios para conseguir se desenvolver profissionalmente. 

Você também vai gostar de: 
LinkedIn, Lattes e Portfólio: conheça as diferenças dos currículos e veja como fazer o seu 
Jovem aprendiz, estágio e trainee: entenda a diferença

Bom, essas são as dicas de hoje. Foram várias, mas super necessárias, com um recadinho final: você sempre está livre para mudar de ideia, ok? 

Aproveite esta nova jornada. Ela é corrida, mas é muito boa! 

Até logo 😉

Fontes: Guia do Estudante, Psicanálise Clínica, Multi Saúde, Na Prática.