Não há dúvidas que estudar e fazer todas as atividades em casa têm sido um grande desafio. Essa mudança, causada pela pandemia do coronavírus, exige paciência e adaptação.

Mesmo durante a quarentena, a rotina de estudos, leituras, trabalhos e seus prazos continua agitada. E, nesse momento, a tecnologia pode ser uma grande aliada, se utilizada com disciplina e de maneira consciente.

Para você manter o foco e seguir com tudo para o segundo semestre, separamos os aplicativos gratuitos de organização de estudos e projetos mais usados no mundo. Confira a seguir: 

5 aplicativos para organizar os estudos  

1 – Evernote – aplicativo para organizar todos os tipos de anotações 

02-como-usar-o-evernote-para-organizar-os-seus-estudos

Um dos mais usados do mundo, com app Evernote você consegue conciliar diferentes tipos de registros, sejam para os estudos, para projetos paralelos ou para uso na sua rotina pessoal.  

Com ele você realiza anotações e checklists, organiza documentos, fotos, áudios e artigos da internet. É possível compartilhar os arquivos para que outras pessoas possam contribuir. E tudo isso pode ser classificado em cadernos e pastas. 

O aplicativo é ideal para realizar as anotações em sala de aula e redigir longos trabalhos, pois é possível organizá-los em módulos, capítulos ou etapas. Essas classificações ficam bem objetivas e visuais. 

O Evernote também possui uma busca de pesquisa bem simplificada. Assim, você consegue encontrar anotações antigas rapidamente. Sem contar que o app sincroniza os arquivos entre todos seus dispositivos, como smartphone, computador e tablet.

2 – Google Keep – aplicativo para organizar anotações e fazer listas   

03-como-usar-o-google-keep-para-aumentar-a-produtividade-nos-estudos

Agora, se você é fã de listas e se durante os estudos prefere tomar nota só dos tópicos e conceitos breves, o Google Keep pode atender perfeitamente suas necessidades 

Ele é sincronizado com a sua conta do Gmail, então, no desktop, basta acessar o link dele para realizar as suas notas. No celular, a sincronização continua, basta baixar o app.  

Ele permite classificar as diferentes anotações em cores. Por exemplo, você pode usar o vermelho para as anotações da Católica SC, o amarelo para as listas de tarefas pessoais, o azul para as listas de compras e por aí vai. Também é possível escolher uma cor para cada disciplina trabalhada e fazer checklists personalizadas.

3 – Todoist – aplicativos de planejamento, organização e prazo de tarefas

04-como-usar-o-aplicativo-todoist-para-organizar-a-sua-vida-na-faculdade

Chega nesse período do ano, aquela agenda ou planner bonitão vai ficando de lado e a sensação de organização diminui, não é mesmo?

O Todoist é o aplicativo que pode resolver de vez esse problema, ajudando a sincronizar todos os compromissos e a não perder os prazos.  

Mais de 25 milhões de pessoas ao redor do mundo usam o app diariamente para criar listas, organizar, planejar e compartilhar projetos com prazos de data e hora. 

Todo esse sucesso é porque ele tem uma interface muito simples e funciona bem para quem ama organização e precisa compartilhar conteúdos com outras pessoas.

Por meio do aplicativo, é possível colaborar em projetos, delegar tarefas para os integrantes da equipe, priorizar as atividades usando níveis de urgência, acompanhar as tendências de produtividade de cada um e ainda integrar as informações do Gmail, do Calendário do Google e de muitas outras ferramentas.

Conforme você vai dando um check nas suas tarefas, ele apontará o quanto você foi produtivo ao longo da semana. Ou seja, a sensação de missão cumprida é certa!

4 – My Study Life – aplicativo para organizar seu calendário de estudo 

05-aplicativo-para-organizar-o-calendário-de-aulas-da-faculdade

O My Study Life precisa entrar na sua lista de aplicativos para organizar os seus estudos.


Mesmo que só esteja disponível em inglês, com o app você consegue desenhar o ano letivo inteiro. É possível incluir as datas de provas, de entregas de trabalhos, papers, os horários de aulas e muitas outras atividades da vida acadêmica.

Tudo fica resumido em um dashboard clean e bastante funcional, que pode ser acessado e alterado tanto no celular, quanto no computador. 

Veja também:
8 dicas para manter a organização e a disciplina estudando em casa.
11 passos para montar um plano de estudo infalível para o curso de graduação.

5 – Be Focused – aplicativo para usar a técnica Pomodoro

06-aplicativo-para-focar-na-produtividade-dos-estudos
Se você acompanha as dicas do nosso blog, já percebeu que somos fãs da técnica de concentração Pomodoro. Já falamos como ela pode ajudar a manter o foco no estudos em casa e também na preparação para o vestibular

A técnica realmente é muito eficiente para quem realiza diversas atividades ao longo do dia e tem o vício de fazer breaks rápidos, seja para dar um scroll no feed da rede social ou para responder alguém no WhatsApp.  

O método é usado por estudantes e diferentes profissionais que desejam melhorar sua performance de produtividade. São 25 minutos focados que podem transformar sua aprendizagem e ajudar a aproveitar melhor o dia.

O app Be Focused tem essa função. É um aplicativo de gerenciamento de tempo, baseado no método Pomodoro, que ajuda o usuário a ser mais produtivo. Com ele, você pode cronometrar intervalos de tempo nos quais deve dirigir todo o seu foco para os estudos, evitando qualquer tipo de distração.

O aplicativo é ótimo para colocar aquela matéria atrasada em dia ou para focar na revisão para prova.

O Be Focused também envia notificações avisando que está na hora de deixar o estudo de lado e que você deve relaxar. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?

Pomodoro é tudo! Confia na gente. 😉
 
2 aplicativos gratuitos para cuidar da saúde física e mental     

Agora que você já baixou os apps, listou as suas tarefas e planejou os estudos e atividades para os próximos dias, você precisa separar um tempo diário na agenda para cuidar da sua saúde. Veja dois apps que você precisa dar uma chance de conhecer e começar a usar:

1 – Headspace – aplicativo para meditar e relaxar

07-como-usar-o-aplicativo-headspace-para-relaxar

O Headspace usa técnicas de meditação guiada e mindfulness. Com poucos minutinhos por dia, ele ajuda a aliviar o estresse e melhora concentração, gerenciando a ansiedade e, consequentemente, melhorando sua saúde emocional, seu sono e impactando positivamente no seu desenvolvimento pessoal.  

Dentro do app existem várias sessões guiadas e você deve selecionar aquela que tem mais a ver com o seu momento do dia. Tem opção para se concentrar para os estudos, para relaxar depois de um dia estressante, para ter um sono reparador e muito mais.  

Essa técnica é muito importante, pois te ensina a respirar melhor, a meditar e a viver com atenção plena na atividade que você está executando no momento, promovendo também a melhora da produtividade e criatividade.

Mesmo que você nunca tenha meditado e pense que tem dificuldade de parar por alguns minutos para se concentrar, até para meditar com as séries do Headspace, esse é o app para você. Dá uma chance, vai?

2 – Daily Yoga – aplicativo para praticar yoga em qualquer lugar  

Faça o download do Daily Yoga e já ative as notificações do app, porque a sua rotina vai mudar para melhor a partir de hoje. 

O programa oferece uma lista com mais de 500 posturas de yoga, do nível básico ao mais avançado. São exercícios diários com indicação de tempo e as aulas podem ser escolhidas de acordo com objetivos específicos, como relaxamento e tonificação corporal.  

Ao selecionar o seu interesse, o aplicativo já te apresenta a programação da semana toda e você pode praticar em qualquer espaço da sua casa. 

E aí, você curtiu as dicas de hoje? Siga a Católica SC no Instagram e o no Facebook para mais dicas que podem deixar a sua rotina mais leve nesse momento. 🙂 

Fontes: Guia do Estudante, Próximos Concursos e Blog da Cissa.