O jovem, Carlos Felipe Fischer, acadêmico do curso de Direito da Católica de Santa Catarina já tem desde 2012, um compromisso muito importante agendado para este mês de julho. Ele foi escalado para atuar como voluntário durante a Jornada Mundial da Juventude que acontece entre os dias e dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro.

A ansiedade estampada no rosto denuncia que data de embarque está próxima. Como será voluntário, Carlos precisa se apresentar à organização do evento no dia 15 de julho, pois assim como os outros milhares jovens que também serão voluntários no evento, passará um período em treinamento. “Fui selecionado para a Função de Socorrista. Será um desafio, nunca tive nenhuma experiência na área, mas vai ser um grande aprendizado. Poder estar a serviço é muito gratificante”, afirma o jovem, que participa pela segunda vez da Jornada Mundial da Juventude, a primeira foi em Madri em 2011.  

Mas enquanto o dia de embarcar não chega, o jovem se dedica em se preparar espiritualmente para a missão que irá assumir e o aprendizado que acumulará com essa experiência. “Viver a unidade da Igreja, com os diversos rostos e modos de viver o sagrado, de estar junto a Cristo/Deus, é o que mais me motiva a estar numa JMJ. A expectativa é de um encontro belo, onde poderemos ver Cristo no rosto de cada irmão que estiver lá, com uma rica diversidade cultural, numa verdadeira festa da fé. E, ainda, esta edição é especial, pois será a primeira grande viagem do novo Papa (Francisco) que está, aos poucos, revolucionando a Igreja”, comenta Carlos.

Ao todo, 9 acadêmicos da Católica de Santa Catarina participarão da JMJ. Como forma de incentivo, a Instituição contribuiu com um recurso financeiro para o transporte até o Rio de Janeiro. O responsável pela Pastoral da Católica, Marcos Paulo Oliari acompanhará os alunos no evento.

Lara Lays Bressan da Silva, acadêmica da 1ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina em Joinville, irá pela primeira vez a uma JMJ e por isso confessa que está um pouco apreensiva. “Poderemos conhecer e partilhar momentos únicos com pessoas que tem um mesmo ideal que eu e podem me ensinar muitas coisas, além de servir como um amadurecimento na fé, uma experiência única”, complementa Lara que não conseguiu se inscrever em 2012, como voluntária, por causa da sua idade.

Participante do Movimento de Cursilhos de Cristandade, da Igreja Católica, e estudante da 7ª fase do curso de Design, Tamara Melo comenta que só participará dos últimos dias do evento, mas acredita que mesmo assim valerá a pena. Ela irá ao Rio de Janeiro com mais um grupo de amigos que também participam do MCC. “Queremos aproveitar ao máximo esses dias, conhecer novas bandas, aproveitar a catequese para enriquecer o conhecimento sobre Cristo e sobre a Igreja e, claro, conhecer o Papa Francisco”, destaca Tamara, acrescentando que deseja trazer na bagagem, o que ela chama de testemunho, que é “mostrar o quanto o que vivemos, nos motiva e é fonte de mudanças em nossa vida”.

Contudo, todos esses jovens enxergam a oportunidade como uma verdadeira missão evangelizadora e seguem para o Rio de Janeiro como soldados do exército de Cristo. “Não será apenas uma viagem ao Rio de Janeiro. Eu vou pela fé, por acreditar que cada coisa presenciada lá será muito especial, desejo crescer como pessoa, desejo ter experiências boas, amigos, fé e vigília”, ressalta Lays.