Os acadêmicos da 3ª fase do curso de Design da Católica SC de Jaraguá do Sul colocaram literamente a mão na massa e a criatividade em prática para criar protótipos de secadores de cabelo. O trabalho envolveu as disciplinas Projeto Integrador, ministrada pelo professor Jean Fabyano Andrighi e de Modelos e Protótipos, ministrada pelo professor Nelson Martins de Almeida Netto, coordenador do curso.

O professor Jena Fabyano Andrighi comenta que os alunos trabalharam neste projeto durante todo o primeiro semestre deste ano, e o resultado foi muito positivo, com a criação de 11 modelos de secadores, que estão expostos no holl da Biblioteca Padre Elemar Scheid na Católica SC de Jaraguá do Sul.

Para fabricar os protótipos dos secadores, os acadêmicos utilizaram espuma de poliuretano, revestida com massa acrílica e tinta especial poliuretânicas ou com base de poliéster.

Segundo o coordenador do curso de Design, professor Nelson Martins de Almeida Netto, o projeto foi desenvolvido com a intenção de estimular os alunos a entender e analisar as necessidades individuais de uma pessoa, processos que fazem parte da profissão de designer. “Todo profissional de design deve sempre levar em conta em primeiro lugar o fator funcional de um produto e somente em segundo plano o fator estético. Por isso é necessário estudar o público, e analisar a partir das ferramentas específicas, quais são seus fatores sociais, econômicos, culturais, históricos, ergonômicos e outros. Isto, é exercitado e embasado na graduação”, diz o professor.

A exposição dos modelos de secadores de cabelo pode ser visitada até o próximo dia 30 de julho no horário de atendimento da Biblioteca, de segunda à sexta-feira das 7h30min às 22h30 e aos sábados das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone (47) 3275-8235.