Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Design da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul expõem até o dia 15 de agosto no corredor do segundo piso do bloco D da Instituição, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador: Desconstrução. Entre as peças da exposição, há mesa de jogos feita com janelas, sapateira criada a partir de bobina, puff com garrafas pet, entre outros.

De acordo com o coordenador do curso, professor Nelson de Almeida Martins Netto, o objetivo principal da disciplina é apresentar aos acadêmicos, a primeira experiência de desenvolvimento de produto utilizando uma metodologia projetual de design, neste caso a de Bruno Munari. “Os acadêmicos precisam compreender a desconstrução como ferramenta de estruturação para o desenvolvimento de um novo produto”, finaliza o professor.

Para confeccionar os produtos, os acadêmicos foram orientados a buscar, artigos e materiais em fase de descarte. O resultado foi peças criadas com a utilização dos mais diversos materiais, como madeira, vidro, metais e plásticos, “todos oriundos de objetos descartados, como guarda roupas, palets, garrafas pet, pneus, portas e janelas”, reforça Netto. Ao todo, 10 produtos compõem a exposição.

O Projeto Integrador envolve conteúdos de todas as disciplinas estudadas durante o semestre “Para que este trabalho fosse possível, além do empenho dos estudantes, foi necessário um eficiente trabalho de integração entre os professores e as disciplinas da primeira fase”, comenta o professor. Neste caso, os acadêmicos de Design tiveram que concluir 11 etapas do Projeto que finalizou com a confecção do produto.