Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Engenharia Civil da Católica SC em Joinville visitaram, no final do último mês, a mina de calcário e a fábrica de cimento da Itambé. A mina de calcário está situada na cidade de Campo Largo no Paraná e a fábrica de Cimento fica no município de Balsa Nova, a 32 km de Curitiba. Com uma área total de 2,5 milhões de m², a empresa opera com capacidade instalada anual de 1,5 milhão toneladas de cimento. Suas reservas de calcário ultrapassam 300 milhões de toneladas. A Itambé abastece toda a Região Sul do Brasil, produzindo e comercializando cinco tipos de cimento.

Segundo a professora Luciana Faganello, organizadora da visita, “os acadêmicos conheceram o processo de fabricação do cimento, desde os estudos geotécnicos para definição dos locais de extração, o processo de extração da matéria prima em todas as suas fases até à fábrica. Na indústria foram conhecidas todas as etapas do processo de  transformação das matérias primas brutas até o produto final que é o cimento”.

A visita está inserida na disciplina de Materiais de Construção I, cujo estudo fundamental é sobre os processos de fabricação e utilização dos aglomerantes. O cimento é o principal aglomerante na indústria da construção civil.

O objetivo foi conhecer in loco o processo de fabricação do aglomerante mais utilizado na construção civil, bem como seus diversos tipos, aplicações e peculiaridades.

“Na vida profissional do Engenheiro Civil é importante conhecer a fundo as características dos materiais utilizados nas obras, para que o profissional possa conseguir o máximo desempenho deste material”, resumiu a professora Luciana.