Acadêmicos da quarta fase do curso de Engenharia Civil da Católica SC em Jaraguá do Sul participaram, esta semana, de atividades práticas no Laboratório de Mecânica dos Fluidos. Durante a aula, ministrada pelo professor Luizildo Pitol, os alunos tiveram a oportunidade de fazer vários experimentos relacionados à disciplina que tem o mesmo nome do laboratório.

Segundo o professor, as aulas práticas além de aliar à teoria adquirida em sala de aula, também proporciona aos acadêmicos o manuseio dos equipamentos. “É de fundamental importância que os acadêmicos participem destes experimentos, para complementar a teoria vista em sala, e para familiarizar-se com os diversos equipamentos”, disse o professor.

Na bancada de experimento de Reynolds, através da injeção de um corante em um fluxo de água, foi possível determinar o regime de escoamento, que varia desde laminar a turbulento. Já no experimento de associação de bombas, para um determinado sistema, os alunos operaram bombas separadamente, em série e em paralelo e verificaram os efeitos da associação tanto em termos de volume de líquido bombeado como em termos de variação de pressão.

 Por outro lado, a bancada de perda de carga em acessórios hidráulicos simula uma tubulação com diversos acidentes (joelhos, cotovelos, reduções e expansões) e o efeito do bombeamento de água neste circuito.