Uma deficiência diagnosticada no ambiente de trabalho motivou um grupo de acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, a desenvolver uma ferramenta inovadora. O grupo formado pelos alunos, Vanio Schmitz, Fabiana Richter, Denis Freibrger, Tiago Baggio, Jeyson Soberanski e Giovane Martins de Carvalho, criou uma chave para placa de torno com dispositivo de segurança.

“O diferencial do nosso produto são os requisitos de segurança. Os profissionais que trabalham com torno podem sofrer acidente se ligarem a máquina com a chave acoplada”, afirma Vanio Schmitz acrescentando que com o acionamento do torno, a chave pode girar fortemente e se soltar com facilidade, ocasionando um acidente.

A chave é inovadora, porque possui uma peça, ou seja, um dispositivo (mola) de segurança que não permite que a acionador fique encaixado no torno. “Exercendo uma pressão com a mão na chave é possível encaixá-la no torno e ligar o aparelho. Depois que a pessoa solta a chave, a peça é desencaixada automaticamente por causa da mola”, resume Vanio.

Semelhante a uma chave de torno comum, o protótipo da ferramenta com dispositivo de segurança foi feito na própria Instituição, com o auxílio da impressora 3D, adquirida esse ano pela Católica SC. “A impressora foi essencial para podermos criar o protótipo mais rapidamente. O operador da impressora demorou apenas 10 minutos para configurar o software e depois a máquina trabalhou sozinha durante 10 horas”, comenta Giovane Martins.