Em meio a tantas evoluções tecnológicas e industriais, um termo muito presente em discursos e ações atualmente é sustentabilidade. Por isso, desenvolver iniciativas que contemplem os conceitos dessa nova forma de “viver e produzir” é o grande desafio do mundo hoje.

Pensando em conhecer as iniciativas e os produtos sustentáveis da área da construção civil, os acadêmicos Gerson José Borges Junior e Caroline Tiara Büchling, graduandos da 4ª fase do curso de Engenharia Civil da Católica SC em Jaraguá do Sul, elaboraram uma pesquisa científica envolvendo estabelecimentos de médio e grande porte, que comercializam materiais de construção da região do Vale do Itapocu. 

A ideia de desenvolver uma pesquisa sobre os ecoprodutos e as iniciativas sustentáveis na construção civil surgiu no começo do ano passado, por meio de um trabalho da disciplina de Metodologia Científica, lecionada pela professora Diva Spezia Ranghetti, atual orientadora da pesquisa. “Trabalhamos um texto que destacava o papel do Engenheiro Civil exercendo a sustentabilidade, e essa atividade despertou o desejo de aprofundar a pesquisa sobre esse tema. O conhecimento que muitas pessoas têm sobre sustentabilidade é muito superficial. Essa pesquisa foi muito enriquecedora para nós, futuros profissionais da Engenharia Civil”, afirma a acadêmica Caroline. 

O primeiro passo da pesquisa, iniciada em junho de 2011, baseou-se na conceituação e no levantamento dos ecoprodutos disponíveis no mercado da construção civil. Nessa etapa, os acadêmicos visitaram a Casa Eficiente da UFSC, em parceria com a Eletrosul, em Florianópolis. 

Com base nessas informações, os acadêmicos foram a campo aplicar o questionário aos comerciantes de materiais de construção. Eles queriam saber quais ecoprodutos estão disponíveis aos consumidores na região e qual é o nível de conhecimento desses profissionais sobre a funcionalidade desses produtos. “Dos 17 estabelecimentos levantados na região, 14 responderam ao questionário. Percebemos, na tabulação dos dados, a ausência de variedade de materiais sustentáveis no mercado regional. Além disso, há a necessidade de qualificação e adaptação dos comércios para uma oferta mais ampla e sustentável aos clientes”, afirma Gerson.

Para a professora Diva Spezia, a pesquisa demonstrou um grande déficit no comércio de materiais de construção. “Essa é uma oportunidade de desenvolvermos, como instituição de ensino superior, um curso de extensão que vise orientar os comerciantes e profissionais da região”, diz a docente, acrescentando que essa iniciativa contribuirá tanto para os profissionais quanto para os consumidores, que terão à disposição mais variedade de produtos sustentáveis, que geram economia e conforto. 

 O projeto, intitulado “Exercendo a sustentabilidade na construção civil: materiais e ações que reduzam impactos ambientais”, será apresentado durante o 12ª Congresso de Iniciação à Pesquisa da Católica SC em Jaraguá do Sul, nos dias 23 e 24 de outubro.

Mais informações pelos telefones (47) 3276-2097 ou (47) 9683-8403.