Os acadêmicos de Joinville tiveram o melhor desempenho dentre as instituições de ensino superior (IES) da cidade e atingiram 28,81% de aprovação. Em Jaraguá do Sul, o índice foi de 24,56%

O curso de Direito da Católica de Santa Catarina foi destaque no 31º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os acadêmicos conquistam resultados acima das médias estadual e nacional.

Os resultados dos cursos nas duas cidades ficaram acima das médias estadual e nacional que foram, respectivamente, 17,22% e 18,74%. “Na edição anterior, a de 2019, nossos acadêmicos também se destacaram e, nesta de 2020, novamente tivemos resultados muito bons em comparação à região e ao estado”, comemora o reitor Diogo Richartz Benke.

“O Exame de Ordem é o instrumento que possibilita aos bacharéis em Direito o registro na Ordem dos Advogados do Brasil, permitindo que exerçam a advocacia. Logo, um bom resultado de aprovação nesse exame indica que os egressos do curso estão aptos a desempenhar essa importante carreira jurídica, que oferta aos profissionais um amplo mercado de trabalho”, avalia Daniel de Mello Massimino, coordenador do curso de Joinville.

Para o professor, um dos trunfos da boa preparação é o fato de os acadêmicos terem acesso à prática de elaboração de questões de edições anteriores do exame, tanto na parte objetiva, que é a primeira, quanto na parte prática, a segunda. Outro ponto destacado por Daniel é a disciplina de Prática Jurídica, desenvolvida a partir da sexta fase curricular. “No curso de Direito da Católica SC, em sua matriz mais atualizada, a prática jurídica atende a todas as áreas possíveis de serem escolhidas para a 2ª fase do Exame de Ordem, de modo que os acadêmicos realizam as atividades práticas em moldes semelhantes ao que encontrarão no momento do Exame de Ordem e, especialmente, em sua posterior atuação profissional”, pondera o coordenador de Joinville.

“O acadêmico, em todas as disciplinas e desde a primeira fase do curso, tem contato com questões semelhantes às apresentadas nos exames da Ordem e também do Enade. Desde o ingresso do acadêmico no curso, os professores apresentam exercícios e avaliações, objetivando que o acadêmico em todo decorrer do curso tenha contato com o conteúdo exigido pela OAB. Além disso, o acadêmico participa de provas simuladas semelhantes ao exame da Ordem, o que possibilita a revisão dos principais pontos por meio das questões. Tal contato possibilita que nossos acadêmicos tenham maior facilidade e segurança ao responderem as questões do exame”, acrescenta Caroline Dellagiustina Barbosa Castilho, coordenadora do curso de Jaraguá do Sul.

A primeira fase do exame ocorreu em 9 de fevereiro de 2020 e, por conta da pandemia, a segunda fase foi realizada em 6 de dezembro de 2020. Até 2019, normalmente havia três edições dos exames de ordem por ano. “A grande distância entre as fases e o período de pandemia foram fatores que certamente influenciaram negativamente nos resultados gerais”, afirma Daniel.

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro. O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.