No último sábado (22), acadêmicos da 8ª fase do curso de Engenharia Elétrica e de Produção da Católica SC de Jaraguá do Sul visitaram o Complexo Termoelétrico de Jorge Lacerda em Capivari de Baixo, e a Empresa Tractebel Energia, a maior usina termoelétrica da América do Sul.  Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores, João Márcio Buttendorff, Thiago de Paula Machado Bazzo e Reinaldo Souza Ramos.

De acordo com o professor Thiago de Paula, que leciona a disciplina de Sistemas de Energia para as duas graduações, o objetivo da visita foi proporcionar o conhecimento in loco do processo de geração de energia termelétrica. “Durante a visita ao Complexo Termelétrico de Jorge Lacerda tivemos uma explicação muito rica sobre geração de energia, conhecemos em detalhes os processos de queima do carvão, visitamos a sala de operação da Usina e por fim passamos pela planta onde ocorre a extração das cinzas. A maior parte das empresas está de portas abertas para a comunidade acadêmica, o que fica claro pela cordialidade com que fomos recebidos”, completou o professor.

Para o docente, visitas técnicas como esta devem fazer parte da formação acadêmica. “São em ocasiões deste tipo em que o aprendizado em sala de aula se confronta com as atividades práticas desenvolvidas pela indústria, oportunizando aos acadêmicos uma visão mais interessante do processo como um todo”, disse.

As coordenações dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Da Católica de Santa Catarina contribuíram com mais da metade das despesas da viagem, facilitando a participação de todos.