A equipe de profissionais do Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina, formada pela coordenadora, professora Diva Spézia Ranghetti, assistente social, Ana Paula Fliegner dos Santos e pelo professor João Arnoldo Gascho recebeu uma boa notícia esta semana. O artigo “Projeto Comunitário: um Componente Curricular Universitário voltado para a Formação de Valores Humanos e Sociais” de autoria do grupo foi aprovado no X Colóquio Sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, ambos promovidos pela Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte entre os dias 3 e 5 de setembro.

De acordo com os autores o artigo retrata uma experiência de inovação na matriz curricular dos cursos de Graduação, do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, implantada a partir das turmas ingressantes no primeiro semestre de 2010, com a inclusão do componente curricular Projeto Comunitário, voltado para a prática da cidadania e da solidariedade.  

“A introdução do componente curricular Projeto Comunitário possibilita aos acadêmicos vivenciar uma experiência de contato social com diferentes realidades, contribuindo, ao mesmo tempo, para o bem estar social e para a consciência de responsabilidade social e cidadania do acadêmico. O Ensino Superior tem a responsabilidade com a formação de profissionais para o mundo do conhecimento e da tecnologia, mas também com a formação do ser humano pessoa, cidadão e profissional”, comenta a professora Diva.

O artigo expõe e contextualiza a fundamentação que justifica a adoção dessa inovação curricular, apresenta as diretrizes básicas que orientam sua implementação e os procedimentos para a operacionalização.