O Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) mantém aberta à visitação para a comunidade acadêmica e o público em geral a exposição “Universo corporal”, que reúne na Biblioteca Padre Elemar Scheid trabalhos da artista plástica Rosely Terezinha Tank Siebert.
 
A visitação vai até o dia 28 de fevereiro e é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 11 horas. A biblioteca está localizada a rua dos Imigrantes, 500, Vila Rau. Informações pelos telefones (47) 3275-8253 e 3275-8233.
 
Rosely Terezinha Tank Siebert é natural de Rio do Sul (SC) e tem pós-graduação em Língua Portuguesa. Conta que a exposição começou a ser preparada em 2007 a partir da esquematização dos corpos que pretendia trabalhar no projeto, realizando estudos em papéis jornais pintados com PVC branco, com carvão e lápis 6B.
 
“Em alguns, coloquei traços para dar idéia de rostos. Para fazer estes corpos, procurei visualizar mulheres bonitas e sensuais como algumas modelos e artistas conhecidas. Neles, imprimi certa sensualidade e um pouco de fragilidade. Parti para o estudo de poses, o uso das geometrizações, uma das características antigas da minha pintura, juntamente com as cores fortes e contrastantes”, explica a artista.
 
Rosely comenta que em alguns trabalhos pintou duas ou mais mulheres, pois foi o efeito que conseguiu por meio das texturas, unificadas às manchas de tintas aquareladas. “Em outros, desenhei corpos horizontais e verticais, usando tons mais monocromáticos. Abusei dos tons de terras misturados com verdes e ocres, pinhões e marfins. Alguns corpos são apresentados sentados, outros deitados, outros em pé”.
 
A série de corpos que pode ser apreciada pelo público em geral, composta de 16 trabalhos, foi elaborada conforme a artista de forma disciplinada, onde a força de vontade e a persistência foram suas aliadas.
 
Sobre a artista
 
Natural de Rio do Sul e pós-graduada em Língua Portuguesa pela FURB de Blumenau, Rosely teve suas primeiras lições de pintura com o Irmão Rica Bernardes e Gisela Dalfovo; e de Porcelana e Seda com Ilza Hübsch.
 
A partir de 1990 fez Oficinas de Desenho e Pintura com Lygia Neves e M.Salette Werling; de Cerâmica com Alba R.A. de Lima; de Escultura com Emanuel Nunes; de Texturas com Rubens Ostroen, Eliane Roussenq e Érico da Silva; de Gravura com Carlos R. da Silva e Mariza H. Cardoso; de Aquarela com Rosi Darius.
 
Fez parte no Workshop “Aquilo que forma o meu Mundo” com Sílvia Teske e na Semana Integrada de Arte Educação na FURB – Blumenau – SC“Com Eltom Silveira e Elani Paludo fez Oficinas de História da Arte e Técnicas com Tintas Diversas; com Sérgio Tastaldi “O Látex”, com Paulo Gaiad “A Memória como Conceito da Obra”, e com Aurélio Machado – Mosaicos”.
 
Participou do Projeto Pretexto em 2006,2007 e 2008 com Fernando Lindote, Roberto Freitas, Fabiana Wielewicki e Letícia Cardoso. Participou de várias Exposições Coletivas, Individuais, Salões e Leilões no Estado de SC, Gramado – RS e Buenos Ayres.
 
Esteve nos Painéis: Homenagem dos Artistas à Cidade; Grafitagem no Prédio da Fundação Cultural; no Projeto Renascer: Pintura em Orelhões; Programa Desperta Cidadão: Tela Coletiva; Painéis de Rio do Sul: Terminal Rodoviário; Mural do Artista: Homenagem da Fundação Cultural; Guia Cultural e Turístico 2000 e 2001 de Rio do Sul; Painel em Mosaico: História de Rio do Sul no Elevado José Thomé.
 
Trabalha técnicas mistas, onde a pesquisa de cores, formas e texturas evidenciam uma tendência contemporânea. Citada no Indicador Catarinense das Artes Plásticas – 2001-p.324. Citada na Revista Consulte Casa-Arquitetura-Decoração-Arte-Ano XIX-Número 53 p.162. Citada no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte – VOL. VIII- p.37. Possui obras em Acervos públicos e particulares do Brasil e Exterior.