Aulas gratuitas de informática oportunizam conhecimento a quase 100 jovens e adultos de Jaraguá do Sul

Um mundo novo de conhecimento começa a ser explorado por Teresinha da Silva, aluna do Projeto de Inclusão Digital da Católica de Santa Catarina. Ela e mais 90 jovens, adultos e idosos iniciaram na manhã do último sábado (16) as aulas gratuitas de informática básica e internet, por meio da ação social do Núcleo de Projeto Comunitários da Católica SC em Jaraguá do Sul.

Assim como a maioria dos outros participantes do Projeto de Inclusão Digital, Terezinha não tinha muita habilidade com o computador e viu nessa iniciativa social, uma oportunidade de expandir o seu conhecimento, buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho e consequentemente mudar de vida.   

“Eu estava muito ansiosa para começar as aulas. No sábado acordei às 5 horas e não consegui mais dormir com medo de chegar atrasada na aula. Pensei em buscar aprender informática para conseguir um emprego melhor e poder aprender a usar um computador”, afirma Teresinha, que atualmente trabalha como auxiliar de serviços gerais no Detran de Jaraguá do Sul.

Teresinha conta que ficou sabendo do projeto por uma colega de trabalho e prontamente decidiu se inscrever. “A minha filha é a única da casa que sabe informática e tem computador. Quando eu terminar o curso quero comprar um computador também e colocar em prática as coisas que aprendi”, diz, empolgada a nova aluna.

As aulas acontecem todos os sábados das 8 às 11 horas, sendo seis encontros, e os monitores são acadêmicos da Católica SC que participam do Projeto Comunitário. Eles precisam completar 30 horas dedicadas a trabalhos sociocomunitários, como requisito para conclusão o curso.  Na Católica SC cerca de 24 acadêmicos atuam como monitores e na Biblioteca Pública Municipal são 3 acadêmicos. Ao final da capacitação, os participantes ganham uma declaração de conclusão de curso.

“Para nossos acadêmicos poder partilhar conhecimentos aos adultos/idosos é de grande valia, esta aproximação com uma geração que não teve as mesmas oportunidades os apresenta a realidade social que esta posta em nossa sociedade. E poder fazer parte desta Ação Social tem sido muito gratificante aos alunos, muitos relatam que nunca podiam imaginar que um conhecimento que para eles é básico, poderia fazer tanta diferença na vida das pessoas”, comenta a professora Diva Spézia Ranghetti, responsável pelo Núcleo de Projetos Comunitários da Católica SC. 

Cerca de 300 pessoas já participaram das aulas gratuitas de informática por meio do Projeto de Inclusão Digital em Jaraguá do Sul. 

Mais informações pelos telefones (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br.