Desde 2008, a Biblioteca Padre Elemar Sheid da Católica de Santa Catarina, oferece seus serviços de empréstimo de acervo à comunidade. Nestes três anos, já foram contabilizados aproximadamente 500 empréstimos e efetivados quase 100 cadastros de pessoas que não fazem parte da instituição. Somente neste ano, foram feitos 91 empréstimos.

Os objetivos desta iniciativa, entre outros, introduzir o hábito da leitura; ensinar a importância de cuidar bem do material e de preservá-lo; estimular a pesquisa, ampliar o universo cultural e o conhecimento e levar a comunidade a conhecer a instituição e a biblioteca.

Para usufruir deste benefício, não é necessário ser acadêmico da Católica de Santa Catarina, mas também é preciso se cadastrar na Biblioteca. O interessado deve apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência recente e 1 foto 3×4 para também ser um usuários da biblioteca.  

Esses usuários só poderão emprestar obras das áreas de literatura e biografia, que totalizam mais de 7.800 exemplares disponíveis na Biblioteca. Cada cadastrado poderá emprestar duas obras por vez, pelo prazo de sete dias úteis, sendo responsável pela conservação do material.  Em caso de atraso na devolução do material, será cobrada multa e se o livro for perdido, o usuário deverá repor a obra à biblioteca, conforme o regulamento vigente.

O horário de funcionamento da Biblioteca Padre Elemar Scheid é de segunda a sexta das 7h30 às 22h30 e nos sábados das 8h às 13 horas. Mais informações pelo telefone (47) 3275-8269.