A exposição “Aves de Santa Catarina – Esculturas em Papel”, de Carlos Meira, está montada na Biblioteca Padre Elemar Scheid na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e ficará aberta a visitação até o dia 3 de julho. A entrada é gratuita, aberta à comunidade e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 13h. A organização da exposição é do Sesc de Jaraguá do Sul.

São 14 trabalhos, em que o artista plástico recria, com recortes de papel, o colorido dos pássaros encontrados no estado, muitos deles ameaçados de extinção.

Entre as aves representadas em quadros de diversos tamanhos, está a gralha azul, tucanos do bico verde e do bico preto, gaivotão, macuco, águia pescadora e a coruja-do-campo. A técnica de escultura em papel usada pelo artista consiste em cortar, dobrar e colar pedaços de papel com cores e texturas distintas, para formar as imagens.  Depois de coladas as partes, a obra ganha relevo e formas que remetem a uma terceira dimensão, o que justifica sua definição como esculturas.

Carlos Meira nasceu em 1960 no Rio de Janeiro. Ingressou no curso de Gravura da Escola de Belas Artes da UFRJ em 1982. Em 1986, começou a trabalhar em agências de Propaganda, na função de diretor de Arte; em 1991, mudou-se para Portugal, onde atuou como designer gráfico e realizou seus primeiros trabalhos como ilustrador. Em Portugal, Carlos Meira desenvolveu as primeiras ilustrações na técnica de escultura em papel. Autodidata, aprendeu a esculpir o papel observando o trabalho de mestres como o americano Leo Monaham. De volta ao Brasil desde 1996, mora em Florianópolis e tem se dedicado mais intensamente à escultura em papel, embora também realize ilustrações em diversas outras técnicas. 

Mais informações sobre a Exposição pelo telefone (47) 3275-8269.