Você sabia que o próprio campus da Católica SC em Joinville é um canteiro escola para as disciplinas de Conservação e Restauro do curso de Arquitetura e Urbanismo?

Nos prédios já restaurados, é possível visualizar ações de preservação realizadas, e nos que ainda não foram restaurados, funcionam como espaços de experimentação e vivência.

“Utilizamos as instalações e os prédios históricos para apresentar como é feito na prática um trabalho de restauro no Patrimônio Cultural, desde a compreensão do que é o Patrimônio até as especificidades das técnicas que tentamos resgatar e ensinar”, conta Laura Bahia Ramos Moure, professora e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura (ModAU).

As atividades ocorrem desde a primeira disciplina ofertada de Conservação e Restauro. A turma de formandos de 2016, já em 2014, acessou a Casa Wetzel para as práticas iniciais de levantamento arquitetônico, da elaboração de mapeamento de danos in loco, com a execução de prospecções estratigráficas e construtivas, a proposição de ações de reparação e a experimentação das práticas. A última turma, a do segundo semestre de 2019, fez o levantamento da edificação conhecida como bloco H. Outros prédios do conjunto também foram objetos de estudos.

“Dependendo da disciplina e sua ementa, escolhemos no campus a edificação que melhor se encaixaria nas práticas – levantamento arquitetônico e de patologias (mapeamento de danos), levantamento fotográfico, pesquisa histórica, prospecções estratigráficas, elaboração dos projetos de restauro e de adaptação a novos usos”, explica Laura. “Essas ações são fundamentais por possibilitar as práticas e vivência do que é trabalhado em sala, na teoria. Inclusive o próprio ModAU vem trabalhando ativamente na Casa Wetzel, mais importante edificação do conjunto, conseguindo, inclusive, desenvolver com grande sucesso o material que subsidiou o projeto de restauro da edificação”, acrescenta. As professoras Roberta Cristina Silva e Maria Cláudia Lorenzetti também atuam nas disciplinas de Restauro.

A formação para bacharel em arquitetura e urbanismo

O arquiteto e urbanista é um profissional preparado para projetar, construir e reformar edificações; preservar e restaurar patrimônios históricos; atuar nos projetos urbanos e de paisagismo; trabalhar no design de interiores, móveis e objetos; desenvolver materiais e técnicas construtivas; gerenciar obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O mercado de trabalho é amplo. Pode atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, em escritórios de arquitetura e urbanismo, em órgãos públicos ou em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. É possível também ser um profissional autônomo, em empresa própria ou prestando consultoria.