A quarta palestra da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) promovida pela CIPA da Católica de Santa Catarina proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecerem a história de superação e de fé da catarinense Lili Steffens, idosa que há 70 anos utiliza os pés como se fossem as suas mãos, que lhe faltam em função de um acidente quando tinha 5 anos.

Na época, Lili sofreu um acidente em um moinho de cana-de-açúcar em Lontras, sua cidade natal, que motivou a amputação dos dois braços. Desde então, adequou sua rotina à costurar, lavar e passar roupas, fazer tricô e crochê, capinar, preparar alimentos e até andar de bicicleta com a habilidade de seus pés. “Quando perdi os meus braços e mãos, senti uma força diferente descendo para os meus pés”, contou a palestrante ao público, nesta quinta-feira (25) no auditório do câmpus da Instituição, em Jaraguá do Sul.

Atualmente morando em Blumenau, dona Lili é exemplo de vida e motivação, pois apesar dos muitos percalços e desafios que a vida lhe proporcionou, garante que sempre teve fé em Deus e a perseverança como aliadas e nunca desanimou diante de uma dificuldade. A história de sua vida e a forma como ela lidou com os desafios norteia as palestras que dona Lili faz desde 2006 em várias cidades de Santa Catarina e até em Estados vizinhos como, Paraná. Em 2006 a idosa também lançou a autobiografia “Nas mãos de Deus”.

Além da palestra motivacional, a programação da Sipat da Católica de Santa Catarina, que iniciou na segunda-feira (22) e termina nesta sexta-feira (26), trouxe outros temas, como a palestra “Manipulação e Armazenamento de Alimentos”, feita pela professora Silvia Helena Olitta Figueiredo; “Qualidade de vida no trabalho”, ministrada pela professora Denise Zanotti e a “História da CIPA” com o professor idealizador Renato Zanandrea.