A Católica de Santa Catarina de Joinville receberá no dia 7 de outubro (sexta-feira) o projeto “Compassolivre Leve e Solto” do Conjunto de Flautas Doce Compassolivre. O evento será marcado por um recital com a apresentação de 11 músicas de caráter popular. O repertório é diversificado com músicas de várias épocas e estilos, que tanto resgata a flauta doce específica da música antiga, como também nas sonoridades e estética da música contemporânea. A apresentação acontecerá no piso superior da instituição e está agendada para iniciar às 18h30min.

Desde o começo do ano, o Conjunto realiza apresentações em instituições de ensino de Joinville com a intenção, conforme a coordenadora do grupo, Vera Maria Zen Zucco, de possibilitar o encontro dos acadêmicos e professores com a música instrumental diferenciada dos padrões exibidos na mídia, instigando a formação do senso crítico e estético.

Vera explica que o projeto também tem objetivo de debater os aspectos musicais como repertório, composições, arte musical e instrumentos com a comunidade acadêmica.

Sobre o Compassolivre

O Compassolivre nasceu de um dos conjuntos de Flautas Doces da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura, reunindo professores e estudantes avançados de flauta doce desejosos de praticar a música de conjunto e divulgar o repertório sério para este antigo instrumento.

Flautistas, associadas a violão e piano, sob a coordenação da professora Vera Maria Zen Zucco passou a dedicar-se a uma pesquisa e práticas mais elaboradas, ampliando o projeto didático inicial para a produção de seu primeiro espetáculo profissional em 1999. Em 2000, desvinculado da Escola de Música Villa- Lobos e da Casa da Cultura, participou do espetáculo Boca Doce produzido com o Coral Boca da Noite. A partir de então passou a investir na montagem do segundo recital que foi ao palco em 2002 e 2003.

Compassolivre é um dos únicos conjuntos profissionais de flauta doce no Estado de Santa Catarina. Nascido e criado em Joinville, o grupo é composto de profissionais da Música que agregam um sólido trabalho com a educação, formação e divulgação da música, tanto erudita quanto popular.

O grupo é formado pelos músicos: Henriette Hilbrech, Mariana Colegari, Vivian Voos Tavares e Vera Maria Zen Zucco, Marisa Toledo e Judson Teixeira.