Católica de Santa Catarina e IBM firmam parceria para treinamentos

 O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina será referência no Estado em treinamentos da IBM Brasil. Protocolo de Intenções estabelecendo a parceria foi assinado na terça-feira (5) e anunciado durante evento que a empresa, desenvolvedora de sistemas de informática, realizou na V12 Lounge de Eventos para convidados.

“Serão cursos de formação de carreira, com foco em profissionais de tecnologia e negócios. Primeiro vamos fazer uma pesquisa e identificar as principais demandas da região. Para em seguida, começar a oferecer os treinamentos. A parceria com a IBM é uma conquista importante para o setor, contando com a estrutura da Católica e se tornando referência em Santa Catarina”, assinala o professor Maurício Henning, coordenador de curso de Sistemas da Informação da Instituição. Segundo ele, as capacitações serão realizadas nos campus da Católica em Jaraguá do Sul e Joinville.
 
Conforme o vice-reitor Robert Burnett, a parceria entre as entidades trará importante contribuição para a capacitação e qualificação da mão de obra regional, tendo em vista que o mercado regional possui carência de profissionais na área. Ivan Moraes informa que o programa beneficiará os profissionais do mercado e também professores nas tecnologias oferecidas pela IBM que poderão realizar treinamentos para a empresa. “É uma parceria que busca oferecer à comunidade as soluções de tecnologia”, afirmou.
 
Redes sociais no ambiente corporativo
 
Além de anunciar as parcerias, o evento serviu para debater o uso das redes sociais no ambiente corporativo. O gerente de Soluções Colaborativas da IBM no Brasil, Mário Costa, falou aos participantes sobre os desafios dos profissionais de marketing em utilizar as redes sociais em benefício dos negócios. “A internet não mudou. Ela continua a mesma em termos de tecnologia. Mas mudou a maneira com a qual utilizamos a internet. Antes, era para buscar informações. Hoje, acessamos para se conectar com pessoas”, analisou.
 
De acordo com o especialista, as empresas passam a fazer parte do que vem sendo denominado como social business. “Isso envolve a organização e seus processos de negócio como um todo. O social business catalisa redes de pessoas para criar valor ao negócio. Assim, nos aproximamos do cliente, estreitamos nossa relação com ele e aumentamos as vendas”, enfatizou.
 
Costa defendeu ainda a importância de monitorar, mensurar e otimizar resultados quando o assunto é o uso das redes sociais no ambiente corporativo. E afirmou que a IBM vem se destacando no desenvolvimento de ferramentas que possuem esta finalidade. “É preciso tirar resultados práticos diante do oceano de informações que só aumenta na rede. A dica é categorizar a informação para assim, reduzir os custos operacionais”, concluiu.