Nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), acontece o 3º Fórum de Inovação de Joinville e Região. O Fórum terá na programação palestras, mesas redondas, seminários e cases de sucesso. A programação acontecerá no Centro de Convenções e Eventos da Univille. A Católica de Santa Catarina, assim como outras instituições de ensino superior da região, é uma das apoiadoras do evento.

O ponto alto do Fórum será a palestra internacional com Henry Etzkowitz, pesquisador e professor da Stanford University e do Human Sciences Technology Advanced Research Institute (H-STAR). A participação está agendada para o dia 13 às 14 horas Considerados por muitos pesquisadores autoridade mundial no estudo do tema inovação, Henry foi um dos desenvolvedores do conceito da Tríplice Hélice, que consiste na articulação entre Universidade – Empresas – Governo. Tais atores que criam juntos uma “região hélice tripla”, que deixa de ser vista apenas como uma área geográfica, cultural e industrial, transformando-se em um espaço de inovação. Henry propõe o Novum Trivium, que tem seus alicerces no estudo e na prática das tecnologias, linguagens e culturas, empreendedorismo e inovação.

No dia 14 (sexta-feira) as 10 horas, o palestrante Henry Etzkowitz visitará as instalações da Católica de Santa Catarina no Bairro América em Joinville, ele será recepcionado pelo vice-reitor da instituição professor Robert Burnett.

I Seminário Empresarial: Cases Regionais de Empreendedorismo e Inovação

Paralelo ao Fórum acontecerá o I Seminário Empresarial, que visa apresentar para o público cases de sucesso de empresas que foram empreendedoras e que inovaram. Serão exibidos casos de empresas que se constituíram ou se desenvolveram com o apoio de incubadoras tecnológicas, bem como aquelas que investiram na inovação e no empreendedorismo como estratégias de diferenciação no mercado. Objetiva-se demonstrar o funcionamento e as vantagens do empreendedorismo inovador e dos habitats de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos. O Seminário será acompanhado da II Sessão de Pôsteres do Fórum de Inovação de Joinville e Região, neste ano com o tema HABITATS DE INOVAÇÃO.

Mais informações, programação completa e inscrições pelo site www.forumdeinovacao-sc.org.br ou pelo telefone (47) 3461-9156.