A Católica de Santa Catarina, câmpus de Jaraguá do Sul sediará na próxima quinta-feira a partir das 19 horas, o Seminário das Águas, que reunirá especialistas, gestores e população, numa discussão sobre questões fundamentais para a gestão hídrica na região. As palestras, seguidas de debates, ocorrem também em Schroeder e Guaramirim.

Os temas do chamado Seminário das Águas tratam da importância do Aquífero Guarani para Santa Catarina, a preservação da água e um panorama da situação dos recursos hídricos na Bacia do Rio Itapocu.

Entre os palestrantes está o professor Márcio Cardoso, pesquisador da UFSC que participa de um grupo de estudos específicos sobre o Aquífero Guarani.

A promoção é do Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Câmara de Vereadores de Schroeder, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Associação Empresarial de Schroeder e Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Conforme o presidente do Fórum, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o problema da falta de água já afeta diversas regiões do Estado e o envolvimento da população nos debates é fundamental, como forma de ampliar as informações sobre o uso racional da água. “E além disso, mobiliza as pessoas para pressionar os poderes públicos por medidas de preservação e por políticas públicas de gestão hídrica”, afirma.

Fórum do Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e 71% de sua área está em solo brasileiro. Ele cobre cerca de 47% do território catarinense e é uma das principais reservas subterrâneas de água do mundo.

O Fórum criado na Assembleia articulará universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais, movimentos sociais, parlamento e Executivo, com o objetivo de apresentar sugestões de medidas que auxiliem na preservação e melhorem a qualidade de vida das populações.

Programação 31 de maio – quinta-feira

Jaraguá do Sul

Local: Católica de Santa Catarina – Rua dos Imigrantes, 500 – Bairro Rau

19h – Planeta água – Palestrante Nelso Figueiró (Epagri/Ciran)

19h 50 – Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu – Palestrante Sergio V. Santini (Comitê BHI)

20h 30 – Aquífero Guarani em SC – Palestrante Márcio Cardoso (Prof. UFSC/ENG.AMB.)