“Hermenêutica bíblica e fundamentalismo religioso” é o tema de Fórum Teológico que o Centro Universitário de Santa Catarina promove no dia 14 de junho. O evento é gratuito e ocorre às 19h30min na Sala 6 do campus Joinville (Rua Visconde de Taunay, 427 – Centro). A participação é gratuita para todos os interessados no assunto. Informações pelo telefone (47) 3145-9703 ou pelo email marcio.bolda@catolicasc.org.br.

O fórum propõe o debate de temas relacionado ao cenário atual de discussão teológica, destacando uma questão que se levanta contundente, o fundamentalismo religioso. Por isso, é bom perguntar: o que significa uma leitura fundamentalista da Bíblia? E, por que todo fundamentalismo religioso se nutre de fanatismo e intolerância?

 

O tema será apresentado por Luiz José Dietrich possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980). Cursou as disciplinas do Bacharelado em Teologia e do Mestrado em Teologia com ênfase em Estudos Bíblicos, entre os anos de 1985 e 1989, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, e realizou seu doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).

Atualmente é assessor e membro do Conselho Nacional do Centro de Estudos Bíblicos, onde é o coordenador da dimensão Bíblia e Cidadania, professor substituto da Fundação Universidade Regional de Blumenau, professor contratado do Instituto Teológico de Santa Catarina e professor titular da União Catarinense de Educação.

É também membro da equipe responsável pela nova tradução e revisão geral das introduções e notas da Bíblia Pastoral, da editora Paulus. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Hermenêutica e Exegese Sócio Literária da Bíblia, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Exegese e Hermenêutica dos livros sagrados do Judaísmo, do Cristiaismo e do Islamismo; história de Israel; livros históricos, livros proféticos e Evangelhos da Bíblia; livro de Jó; Hermenêutica e política; cristianismo e cidadania; bíblia e cidadania; bíblia e política; Ecumenismo; Religião e Cultura.