Conquista teve como base a atuação de iniciativas como as do Projeto Comunitário, que em 2020 investiu mais de 29 mil horas em ações em prol da comunidade em Joinville

Católica SC conquista selo ODS

A Católica de Santa Catarina conquistou neste mês de maio o selo do movimento nacional dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O reconhecimento formaliza as ações já desenvolvidas pelo centro universitário, integrante do movimento nacional, que tem capítulo no Estado e subseções em Joinville e em Jaraguá do Sul.

“Temos participado das assembleias, nas quais são discutidas as ações estratégias que vão ser realizadas. Nesse grupo, ocorrem o compartilhamento de informações sobre eventos, como congressos, palestras e ações sociais. A Católica SC é uma instituição ecumênica, plural e apartidária, há muita sinergia entre as esferas”, explica Maikon Cristiano Glasenapp, coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. “Como o centro universitário cumpriu seus compromissos como signatário, recebeu o selo para 2021, referente às ações desenvolvidas em 2020. Este reconhecimento vai aprimorar o que já fazemos e será um indutor para novas oportunidades”, acrescenta.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Católica SC foi centrado em nove objetivos:

1 – Erradicação da Pobreza;

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável;

3 – Saúde e Bem-estar;

4 – Educação de Qualidade;

5 – Igualdade de Gênero;

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico;

10 – Redução das Desigualdades;

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Algumas das ações destacadas pelo coordenador para possibilitar a conquista foram as desenvolvidas pelo NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), para mediação de conflitos; pelo Católica Club, para desenvolvimento de competências; pelo NAF (Núcleo de Apoio Contábil Fiscal), para assessoria na realização do imposto de renda (IR); e pelo Projeto Imigrante Cidadão, para promover o ensino da língua portuguesa, empregabilidade e a cidadania entre imigrantes. Maikon também elenca as arrecadações de donativos promovidas pelo Projeto Comunitário; a implantação de hortas sustentáveis; as ações do curso de Arquitetura e Urbanismo em prol de escolas; as pesquisas conduzidas pelo curso Biomedicina para contribuir no combate à Covid-19; e as palestras realizadas pelo curso de Direito sobre igualdade de gênero.

O Projeto Comunitário em números

  • 29.851 horas ofertadas.
  • 8.505 pessoas da comunidade beneficiadas.
  • 459 acadêmicos participantes.
  • 24 parceiras beneficiadas.
  • 21 projetos desenvolvidos.

* Dados relativos ao ano de 2020 e à unidade de Joinville.

Atuação de bolsistas em números

  • 20 mil pessoas da comunidade beneficiadas.
  • 10 mil horas ofertadas.
  • 473 bolsistas.
  • 18 parceiras beneficiadas

* Dados relativos ao ano de 2020 e à unidade de Joinville.

ONU e os ODS

A ONU – Organização das Nações Unidas – propôs em 2015 a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem desenvolvidos nos 15 anos seguintes em um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS têm como principais objetivos assegurar os direitos humanos, erradicar a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, fomentar a igualdade de gênero e atuar contra as mudanças climáticas.