A Católica de Santa Catarina e a Apevi (Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startup’s do Vale do Itapocu) firmaram um convênio na última quarta-feira, 26 de maio. O fruto da parceria é o lançamento do MBA em Gestão de Pequenas Empresas.

“Por participar das reuniões da Apevi, o professor Jerson Kitzberger nos trouxe o diagnóstico da necessidade de uma capacitação com conteúdos específicos para gestores de pequenas empresas. É uma necessidade que vem do mercado e, para atendê-la, criamos o curso, com a titulação de especialista. A estrutura curricular e o corpo docente foram estruturados em parceria com a Apevi. É um curso com viés prático e fundamentado nas experiências práticas dos professores”.

explica Maikon Cristiano Glasenapp, coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, da Católica SC.

Profissionais que ainda não tiveram oportunidade de concluir o ensino superior também podem fazer a capacitação, pois é válida como curso de extensão. “Essa é uma possibilidade interessante para os proprietários, pois oferece a oportunidade de aprofundamento em determinados temas para aqueles que já tem bastante vivência em gestão”, avalia Cleiton Vaz, pró-reitor administrativo da Católica SC. “Nem sempre as teorias administrativas e contábeis são aplicáveis para os pequenos negócios. Na maioria dos casos, fazem mais sentido para grandes corporações. Um dos diferenciais do MBA é justamente proporcionar esse olhar diferente sobre a gestão, adaptado para a realidade”, acrescenta.

“Atuei durante dez anos como consultor em micro e pequenas empresas. Mudava o segmento, mas os problemas eram os mesmos e a maior dificuldade, a mesma: gestão. Foi assim que nasceu a ideia de focarmos em quatro grandes áreas, o financeiro, o comercial, as operações e o marketing. Vamos manter o foco em cases, no que sabemos que dá certo. Para tanto, encontramos na Católica SC um aliado forte, por ser uma grande instituição de ensino”, conta Valmir Coleto, presidente executivo da Apevi e egresso do centro universitário.

O curso será realizado no formato on-line, que permite interação em tempo real com o professor. As aulas vão ocorrer de 2 de setembro de 2021 a 3 de outubro de 2022, com carga horária total de 360 horas. Para inscrições realizadas até 1º de julho, o investimento será de 16 parcelas de R$ 316. Associados da Apevi têm 20% de desconto. Mais informações e inscrições no site da pós-gradução.

A APEVI

A Apevi foi fundada em 10 de setembro de 1985, fruto da iniciativa de empresários do ramo metal mecânico, por meio do Sindicato Patronal Metalúrgico, Metal Mecânico e Elétrico. Tem como principais objetivos fomentar a auto sustentação, a união e o fortalecimento das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais. A associação empresarial abrange cidades como Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, que integram a região do Vale do Itapocu.

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro. O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.