As atividades presenciais da Católica SC, que estavam suspensas desde 23 de março em respeito às orientações sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus, entrarão em uma nova fase de retomada gradual.

A decisão foi tomada em conjunto pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção do COVID-19 e teve como embasamento o decreto estadual Nº 630/2020. O documento publicado pelo Governo do Estado de Santa Catarina na última segunda-feira (01/06) autoriza o retorno de algumas práticas presenciais.

“Atendendo a todos os protocolos de segurança, entendemos que poderemos iniciar o processo de retorno de algumas atividades presenciais curriculares voltadas a aulas práticas e estágio obrigatórios para formação de nossos acadêmicos”, explica o reitor Diogo Richartz Benke. “Os estudantes que não se sentirem confortáveis em retornar, bem como aqueles que estão em grupos de risco, poderão realizar as atividades práticas em semestres vindouros sem ônus financeiro adicional, visto que as aulas práticas não podem ser realizadas fora dos ambientes específicos para esse fim.

O acadêmico deverá contatar o coordenador do seu curso para informar tal situação”, acrescenta.

A Católica SC tomou diversas medidas para receber os acadêmicos da forma mais segura possível. A equipe do centro universitário mapeou riscos e realizou adequações estruturais, como instalação de dispensers de álcool gel em diversos espaços da instituição; reforçou a limpeza e desinfecção de ambientes; demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns; restrição do número de pessoas por ambiente, como na Central de atendimento aos alunos, na qual os acadêmicos devem fazer o agendamento prévio para evitar aglomerações.

Além disso, foi realizada a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores.

O uso de máscara facial será exigido em todos os ambientes do campus e haverá triagem individual com aferição de temperatura.

Além disso, o centro universitário está em constante diálogo com professores, coordenadores de curso e acadêmico para definição do formato das atividades possíveis para o segundo semestre letivo, que se iniciará em agosto.