Mais uma missão especial dos nossos #AgentesDoBem! Temos muito orgulho da nossa equipe da Católica SC que, em parceria com outras universidades, está desenvolvendo um projeto com nanopartículas de cobre como uma forma de evitar a disseminação do coronavírus em ambientes hospitalares. Confira mais sobre a iniciativa:

Parceria técnico-científica é focada no desenvolvimento de nanopartículas de cobre como uma alternativa no controle da disseminação do coronavírus em ambientes hospitalares

Desde o início de abril, um time composto por profissionais da Católica SC (Laboratório de Microbiologia, de Joinville), Udesc (Laboratório de Plasma, Filmes e Superfícies, de Joinville) e UFSC (Laboratório de Virologia Aplicada, de Florianópolis) soma esforços no desenvolvimento de nanopartículas de cobre como alternativa no controle da disseminação da SARS-CoV-2 em ambientes hospitalares.

A iniciativa vai ao encontro da meta do centro universitário em ser um colaborador ativo em parcerias técnico-científicas para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas. “Estamos na fase de produção das nanopartículas de cobre, a cargo do professor Luís César Fontana, da Udesc, com foco nos ajustes de parâmetros para obtenção de nanopartículas com maior potencial no controle do SARS-CoV-2. Eu atuo na avaliação da qualidade estrutural das nanopartículas por meio da seleção para avaliação nos estudos experimentais com vírus modelo na UFSC.

Quando as mesmas forem selecionadas, serão encaminhadas para a professora Gislaine Fongaro, da UFSC, que conduzirá os testes de controle em vírus modelo.

A meta é conseguir finalizar a síntese das nanopartículas até o fim de abril, para iniciar os testes em maio e poder avaliar o potencial de uso”, explica Rafael Dutra de Armas, professor de Biomedicina Nutrição da Católica SC.

Quer saber mais, Aperte o Play e confira