Os problemas de transferência de calor, tais como o resfriamento de placas ou a condução de calor através de aletas, são de elevada complexidade matemática. Quando a resolução algébrica destas equações torna-se difícil, uma alternativa muito utilizada em engenharia é a solução numérica, através de códigos computacionais.

Os acadêmicos da sexta fase de Engenharia Mecânica tiveram a oportunidade de trabalhar com alguns códigos desenvolvidos em Matlab pelo formando Marcos Roberto Fröhlich, durante seu estágio. A atividade foi realizada durante a aula de Transferência de Calor e Massa.

Os códigos simulam a distribuição de temperatura em uma placa exposta a diferentes condições de temperatura ou convecção nas suas extremidades, bem como a variação da temperatura ao longo de uma aleta circular. “Além de ser bastante visual, pois os gráficos facilitam a compreensão dos resultados, a prática mostrou-se proveitosa, vindo a complementar a teoria exposta em sala de aula”, diz o professor Luizildo Pitol.