Começa hoje e segue até amanhã (26), o 3º Fórum de Projetos Integradores entre os Estudantes da Engenharia da Católica de Santa Catarina em Joinville. Durante este evento, os acadêmicos dos cursos de Engenharia apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o semestre, com conteúdos teóricos e práticos de todas as disciplinas estudadas neste período. As apresentações dos trabalhos acontecerão no período matutino (Unidade Centro) e noturno (Unidade América) com avaliação dos docentes dos cursos.

Os grupos estão divididos em 25 equipes que apresentarão trabalhos temáticos relacionados aos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, desenvolvidos durante o semestre letivo com a participação de todos os docentes. Neste semestre, participarão as turmas da 1ª e 3ª fase das engenharias.

De acordo com o professor Moisés Luiz Parucker, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, essa iniciativa estimula os jovens acadêmicos a construir conceitos, a lidarem de forma estratégica com a complexidade representada pela conjugação dos aspectos técnico, gerencial, econômico, social e ambiental, com foco no empreendedorismo e na inovação. “O projeto apresenta uma perspectiva interdisciplinar no tocante à formação de futuros engenheiros, em relação ao tema devidamente problematizado e adequado à matriz curricular. Essa é uma característica importante na medida em que pesquisas sobre perfis profissionais indicam claramente a necessidade das escolas de engenharia promoverem habilidades e atitudes, além de garantirem uma base conceitual sólida aos estudantes, sem sobrecarregar ou estender seus currículos”, finaliza o professor.

A integração de conhecimentos ocorre por meio das disciplinas do semestre letivo dos cursos. O projeto integrador consiste de uma sequencia de ciclos de trabalho com problemas, que envolvem todos os conhecimentos das disciplinas estudadas no semestre letivo, iniciando-se com o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Neste projeto é realizada a apresentação do problema o qual é analisado e definido pelos estudantes em grupos, que após a orientação dos docentes, levantam hipóteses a respeito de suas causas. A fase final do ciclo de solução do problema resulta na produção de um artigo científico, que é apresentado na forma de um Fórum para grupo de docentes de todos os cursos de engenharia. Fechando o ciclo, os estudantes também avaliam o processo, seu produto, o trabalho em grupo, seu próprio desempenho e o dos demais integrantes do grupo.

Segundo o professor Moisés, as turmas da 1ª fase, o tema central do Projeto foi um conteúdo de álgebra: resolução de sistemas lineares. “Abordou–se a solução por meio de situações/problema em cada área da engenharia. Os estudantes desenvolveram um modelo matemático e a partir de então realizaram a codificação de um sistema, testando-o para buscar a solução do problema por meio do desenvolvimento de um programa de simulação e experimental”.

A turma da 3ª fase do curso de Engenharia Civil desenvolveram pesquisas e trabalhos com base na temática de mecânica de fluidos e os veteranos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica trabalharam a questão ambiental, desenvolvendo uma turbina eólica.

“O trabalho compreendeu o desenvolvimento de algumas competências da profissão em cada área da engenharia, a busca de outros conhecimentos ainda não apreendidos, o desenvolvimento do espírito de equipe por meio de  atividades com responsabilização para resultados”, finaliza o professor.

Ainda segundo o docente, a formação de profissionais qualificados em todas as áreas do conhecimento tem exigido das universidades e de seus professores, novas metodologias inovadoras e pautadas nas condições objetivas do mundo de trabalho e do entorno concreto nos quais a formação ocorre.

Mais informações sobre o Fórum pelo telefone (47) 3145-9710 ou pelo e-mail  moises.parucker@catolicasc.org.br.