O primeiro bimestre foi cheio. Começamos o ano super animados, aí veio a pandemia e deu um baita susto em todos e, em poucos dias, nos adaptamos rapidinho para as aulas on-line.

E agora, com o fim do primeiro bimestre, vale a pena dar uma pausa para analisar a rotina e o desempenho dos estudos até aqui. É uma oportunidade de repensar suas práticas e, se for preciso, replanejar novos hábitos para seguir o ano com tudo nos eixos. 

Por isso, no post de hoje separamos dicas indispensáveis para você se organizar e montar um plano de estudo completo para o seu curso de graduação, que dá para aplicar no início do ano letivo ou em qualquer etapa do semestre. Confira:  

O que é um plano de estudo para a graduação? 

É definir uma rotina em que o aluno vai estabelecer os conteúdos que devem ser estudados, os horários e a quantidade de tempo dedicado para as diferentes atividades do curso.

Mas como começar um plano de estudo para a graduação? 

Analise seu tempo livre 

Com certeza você já ficou preocupado pensando que não ia ter tempo suficiente para estudar para uma prova. Ou passou mais tempo pensando do que produzindo um paper

Para controlar a ansiedade e aproveitar melhor o tempo de estudo, as horas de descanso e de lazer, o segredo é analisar o tempo livre que você tem e estipular horários reais para estudar. 

Esqueça os horários nada saudáveis, como estudar de madrugada ou ficar desesperado ao escutar a vinheta do Fantástico – quando cai a ficha que o final do domingo chegou – e querer dar conta de tudo que planejou para o fim de semana em poucas horas.

Liste suas atividades e crie blocos de estudo

Liste quais são suas atividades durante a semana. Após saber quais são os compromissos fixos, analise o seu tempo livre e separe uma parte dele para se dedicar ao estudo. 

Fixe esses horários, pois assim você criará o hábito de estudar sempre nessa hora do dia. E divida o tempo em blocos de no máximo 50 minutos. 

Por exemplo, você separou duas horas para estudar em um dia, então estude por 50 minutos, faça uma pausa de 20 minutos e volte a estudar por mais 50 minutos.

O intervalo é para você se levantar, se alongar, tomar água, comer um lanchinho saudável. Só deixe o celular de lado nessa pausa. Assim, você mantém o foco.

O tempo de estudo pode ser maior de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, você tem dificuldade com uma disciplina específica ou uma prova complicada? Organize mais blocos de estudo para se dedicar alguns dias a mais para os trabalhos da disciplina ou para o teste.  

Se preferir, você pode destinar dias específicos para se dedicar a quantidade de material que precisa ser estudado.

Faça uma lista de todas as matérias e atividades 

Executive writing on sticky notes

Liste todas as matérias que você precisa estudar, todos os trabalhos que você precisa realizar e defina as prioridades.  

Separe um tempo semanal para analisar esse cronograma e ajustar se for preciso.  

Se esse é o ano do seu TCC, é importante definir o tema o quando antes. Isso poupa os dias de apreensão, em que parece que todo mundo sabe o que está fazendo, menos você.  

Assim que você tiver a primeira conversa com o orientador, faça um cronograma apenas para o TCC, defina cada tarefa, as entregas das diferentes etapas e comece a estudar. E não deixe nada para a última hora.  

Monte um calendário de estudo do semestre ou do ano letivo

Faça um calendário completo do semestre todo ou do ano. Vai ficar mais claro os prazos de trabalhos, atividades e provas. Assim, você consegue se organizar com antecedência nas semanas mais corridas e separar um tempo para estudar mais para as disciplinas difíceis.  

Com o calendário em dia, evite estudar nas vésperas de teste ou no mesmo dia. Isso vai te estressar e pode até prejudicar o seu desempenho na prova.  

Estabeleça seus objetivos a curto e longo prazo

Aulas, palestras, horas de estudo, estágio, cursos de extensão, iniciação científica, projeto comunitário… São muitas as atividades para conciliar durante o curso. Para te ajudar a realizar tudo, sem estresse, defina quais são os objetivos de curto e longo prazo.  

Por exemplo, em curto prazo: estudar para tirar uma ótima nota em um prova, finalizar o planejamento de um projeto ou fazer um ppt incrível para um seminário. A longo prazo: encontrar um estágio legal, fazer horas complementares, desenvolver um projeto de iniciação científica, planejar o TCC. 

Priorize os estudos

Às vezes, só dá vontade de chegar em casa, pegar algo para comer e se perder nos episódios da série favorita do momento. Mas uma forma de focar nos estudos e lutar contras as distrações que a gente tanto ama, é pensar que elas serão melhores depois que você estudou e está com tempo livre para vê-las ou fazê-las.   

Apenas comece! 

Esse tópico serve para os perfeccionistas, que ficam muito tempo pensando na ideia e procrastinam na execução. Coloque os primeiros insights do trabalho ou projeto no papel, como um rascunho mesmo. Depois, organize as ideias e você vai perceber que o projeto vai fluindo.   

Seja comprometido com seus objetivos e se acontecer algum imprevisto, organize-se para recuperar o tempo perdido.  

Aproveite o tempo disponível 

Young attractive student girl with dark curly hair sitting on st

Sabe a fila do ônibus, o trajeto de ida e volta para a Católica Santa Catarina? Use esses pequenos períodos ociosos para ler um livro recomendado por nossos professores ou para estudar tópicos das disciplinas mais fáceis.  

Como conciliar a graduação com o estágio ou trabalho e o plano de estudo?  

A rotina do universitário não é fácil! E para quem concilia o estágio ou o trabalho, o tempo é muito reduzido. Se você está nessa fase, dê prioridade à disciplina mais importante do momento e foque na qualidade do estudo e não na quantidade.  

Separe uma parte do seu fim de semana para se organizar e estudar. Mas só uma parte, viu?

E descanse! 

O cansaço é extremamente prejudicial ao aprendizado. Durma bem, aproveite os fins de semanas e se surgirem convites para se divertir, viagens e outros compromissos legais, não os deixem passar. Basta adaptar a sua rotina de estudo e compensar o tempo antes ou depois desses convites. 

Afinal, tudo flui melhor quando estamos descansados e inspirados. 

Gostou dessas dicas? Fique de olho aqui no Blog e curta o nosso Facebook e Instagram para acompanhar as novidades que ainda estão por vir ; )