Dia 21 de abril é comemorado o Dia da Criatividade. Independente da área, ser um profissional inovador é a receita para ter sucesso na carreira. Por isso, trouxemos algumas dicas para você desenvolver a sua criatividade e se destacar no mercado de trabalho.

Criatividade pode ser adquirida

Antes de tudo, precisamos derrubar um mito: que a criatividade é um dom e que as pessoas nascem com ela. Assim como desenhar, ou andar de bicicleta, a capacidade de pensar fora da caixa pode ser desenvolvida com a prática. Para que isso aconteça, é importante treinar o nosso cérebro para que ele tenha ideias criativas com maior rapidez e facilidade.

Processo criativo

Você sabia que existe uma espécie de “beabá” para se ter ideias? Chamamos ele de processo criativo, que é uma série de etapas que devemos respeitar enquanto estamos criando. Essas fases são:

  • Preparação: É quando pesquisamos sobre o problema. Nessa etapa, o ideal é observar o desafio como um cubo mágico, ou seja, por diversas perspectivas;
  • Amadurecimento: Nessa fase, organizamos as ideias que tivemos e refletimos como podemos desenvolvê-las;
  • Iluminação: Agora, após a maturação das ideias, o nosso cérebro encontra as soluções que melhor se encaixam no que estamos buscando. Às vezes, pode acontecer inesperadamente.
  • Avaliação: Nesse momento, é a hora de deixar a razão agir. Pensar estrategicamente nas opções, considerando prós e contras, e em qual vale a pena investir;
  • Implementação: Decisão tomada. Chegou a hora de arregaçar as mangas e ver a sua ideia sair do papel.

Dicas para usar a criatividade

Praticamente em todas as grandes invenções, obras e campanhas que consideramos geniais, passam por esse processo. Para deixar o processo criativo mais fácil, trouxemos algumas dicas para você:

A resposta pode vir de onde a gente menos espera

Um slogan super criativo ou uma ideia mirabolante não surge do nada. Quer dizer, pode até surgir, mas nada é criado sem um bom repertório de referências. Às vezes, uma simples situação do nosso dia a dia inspira uma solução genial.

Vamos a um exemplo: No ano de 1956, Yoshio Okada se sentia frustrado em ver como as lâminas que usava para cortar papel perdiam o fio rapidamente. Assim, usando as barras de chocolate e pontas afiadas de vidros quebrados como inspiração, ele criou o Estilete Destacável. A ferramenta trazia uma lâmina segmentada, o que permitia o descarte da parte cega.

Assim como Okada, podemos usar a criatividade para transformar objetos comuns e experiências pessoais para desenvolver respostas inovadoras aos nossos problemas.

Mente Sana, Corpore Sano

Você sabia que praticar esportes ajuda a aflorar a sua criatividade? A atividade física atua diretamente na produção de serotonina, dopamina e endorfina. Esses hormônios atuam diretamente na diminuição do estresse, melhora do bem-estar e favorecimento do relaxamento e nada melhor que uma mente bem tranquila para as ideias saírem da cabeça para o papel, não é mesmo?

Toda Ideia é bem-vinda

Reza lenda que uma empresa de creme dental sofria com o problema de muitas caixas chegarem ao mercado vazias. Na reunião, a diretoria sugeriu o uso de um aparelho de scanner super moderno para identificá-las, mas o faxineiro, que estava na sala, sugeriu colocar um ventilador na frente da esteira. Assim, as caixinhas vazias seriam empurradas pelo vento.

Sabe o que essa história tem em relação com a criatividade? Tudo! Por mais simples e boba que seja a ideia, às vezes ela é o caminho mais simples e fácil de chegar na melhor resolução. Por isso, não se deixe a timidez tomar conta. Compartilhe as suas ideias com seus colegas de equipe.

Não tenha medo de errar

Resiliência é a palavra-chave para toda pessoa que trabalha com criação. Muito raramente a primeira ideia é a solução ideal para o problema. Por isso, diversos publicitários tendem a criar dezenas (e até centenas) de slogans antes de elaborar o que será veiculado. Assim, fugimos de clichês e figuras batidas para desenvolvermos soluções cada vez mais criativas e inovadoras.

E aí, gostou das dicas para desenvolver a criatividade? Aqui na Católica de Santa Catarina, temos o curso de Design que oferece aos alunos uma visão geral das diferentes áreas do design, com foco na criação de artefatos gráficos, produtos e na sustentabilidade. Saiba mais sobre o curso, clicando aqui!

Por fim, independente da área, desenvolver essa skill é importante para quem deseja gerar ideias inovadoras sobre diversos assuntos ou situações. Além disso, treinar essa habilidade ajuda no desenvolvimento de formas criativas para a resolução de problemas. Vamos colocar a criatividade para trabalhar?