O vazio é sempre um desafio. A folha em branco, o espaço não habitado, o hiato, o sentimento que ficou encapsulado. Para o artista, para a humanidade, para todos que viveram este tempo, o vazio ainda se faz presente.

Foi pensando em preencher um pouco deste espaço que ficou em branco em nossas vidas, devido à pandemia, que a Católica de Santa Catarina e o Shopping Mueller se abraçaram para criar o “Memorial do Abraço”. Aqui Street Art, Lettering, Design e Ilustração se fundem (e se complementam) para criar um painel único e inspirador.

A ação marca a conexão que ligará o Centro Universitário ao Shopping, abrindo livre acesso para estudantes e visitantes transitarem pelos espaços. A partir de 27 de julho, haverá uma nova passagem que marcará o início desta parceria. Uma porta que se abre também para dar vida aos sentimentos guardados, as cores que ficaram restritas e o olhar de cada um diante de tudo o que vivemos.

E para celebrar este momento, 7 artistas influentes de Joinville foram convidados para preencher o vazio da parede com suas artes. Estamos falando de um mural lateral à passagem da Católica SC com o Shopping Mueller com aproximadamente 100m2, que serviu de tela para que novas ideias ganhassem o mundo. Um espaço que nos instigou a refletir sobre o momento, mas também, nos motivou a levar um pouco de esperança e do calor que só a arte é capaz de transmitir – especialmente neste momento delicado.

O tema escolhido são os reencontros, que melhor se expressam através do abraço, um olhar em frente que inspira e nos faz superar as últimas adversidades. É hora de trazer para a superfície tudo o que ficou guardado. De reviver e compartilhar um pouco da nossa essência e dessa nova história.

Os artistas convidados foram escolhidos considerando diversidade de estilos e sua contribuição com um olhar inovador para a cidade. São eles: Rafael Moreno, Bruno Bilbo, Mariê Balbinot, José Malinoski, Jonca, Igor Gôri e Gui. Cada um preencheu um espaço dessa parede com a sua visão sobre o tema.

O nome do memorial foi escolhido após uma enquete nas redes sociais realizada entre a comunidade acadêmica.

E o melhor ainda está por vir: o espaço será aberto ao público a partir de 27 de julho. Todos poderão interagir, comentar e compartilhar um pouco deste presente oferecido a todos os joinvilenses.

Para saber mais, siga-nos nas redes sociais. 

Conheça os 7 artistas que participaram:

Rafael Moreno

Bruno Bilbo

Mariane Balbinot

Fox Malinoski

Jonca

Igor

Gui