O coordenador dos cursos de Moda e Design da Católica de Santa Catarina, professor Nelson Martins de Almeida Netto participará amanhã (13) em Florianópolis, do Encontro das Coordenações de Cursos de Design de Santa Catarina. Representantes de resentes de Instituições de ensino de todo o Estado estarão no evento que acontecerá na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Durante o evento, acontecerá o anúncio oficial da escolha de Florianópolis como sede da V Bienal Brasileira de Design que acontecerá em maio de 2015. Também será divulgado o tema desta edição da Bienal. A V BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e pela FIESC e promovida pela Associação Catarinense de Design (SC Design). A edição pretende deixar como legado para o País a valorização do design como fator de competitividade para as empresas.

Durante o anúncio, será lançado pela SC Design o concurso nacional para a escolha da identidade visual desta edição. O evento na FIESC marca também o início de uma série de ações sobre o tema. Uma exposição de produtos com design catarinense vai percorrer o Estado a partir da próxima semana.

Florianópolis foi escolhida pelo Comitê Estratégico de Organização da Bienal (COEB) para sediar a quinta edição. O Estado tem o quarto maior parque industrial de transformação do país em número de empresas, um campo fértil para o design, segundo os organizadores. Os dados fazem parte do material elaborado pela SC Design, com o apoio do Sistema FIESC e do Governo do Estado.